HIV: Injeção mensal tem mesmo efeito de um comprimido por dia
Foram avaliados 230 soropositivos a quem foram injetadas moléculas antirretrovirais de quatro em quatro semanas ou a cada oito semanas
© DR
Lifestyle Saúde
Uma injeção por mês de tratamento antirretroviral mostrou-se suficiente para manter o vírus do HIV/AIDS indetectável, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira (24) e que pode servir para pessoas com a infecção e que tomam diariamente um comprimido.
Foram avaliados 230 soropositivos a quem foram injetadas moléculas antirretrovirais de quatro em quatro semanas ou a cada oito semanas durante cerca de dois anos, em dois grupos distintos.
+ 5 mitos de nutrição que só prejudicam
Após este período, 87% dos doentes tinham carga viral indetectável no grupo que recebeu a injeção com intervalo de quatro semanas. Nos que receberam a injeção a cada oito semanas, a percentagem de pacientes com HIV latente subiu para 94%.
Estas proporções são comparáveis às do grupo de 56 soropositivos que continuaram tomando um comprimido por dia, segundo os resultados do estudo que foi hoje apresentado na conferência internacional sobre investigação em HIV que decorre em Paris e que foi igualmente publicado na revista médica britânica The Lancet.