© DR
Os damascos podem ser uma fruta pequena, mas os seus benefícios e a sua concentração de nutrientes são enormes. Ricos em fibra e cheios de vitaminas essenciais, os damascos têm ainda pouca gordura e são uma ótima opção para sua dieta. Segundo o site Care2, estes são os seus principais benefícios para a saúde:
PUB
+ Por que a validade do mel é (quase) infinita?
O damasco é rico em antioxidantes, que protegem o nosso corpo dos danos que os radicais livres podem provocar e que estão muitas vezes associados a doenças cardiovasculares e ao câncer.
Oferece ainda proteção contra o câncer do cólon. Um estudo revelou que o extrato de damascos japoneses ajuda a combater este tipo de tumor, fazendo com que as células cancerígenas se auto-destruíssem.
Protege mais a visão do que a cenoura. Comer três ou mais damascos por dia reduz o risco de degeneração macular, problema de visão relacionado ao envelhecimento.
Também melhora a digestão e previne a prisão de ventre, pois é uma boa fonte de fibra. Apenas dois damascos fornecem 10% da dose diária de fibra que seu corpo necessita e um damasco seco fornece 12% de fibra.
Protege o coração de doenças cardiovasculares, graças aos antioxidantes, incluindo polifenóis e flavonóides.
E não se preocupe com as calorias, uma dose de 200 gr de damascos frescos só tem 74 calorias. Contudo, é preciso ter atenção aos damascos secos, pois apesar de serem saudáveis, possuem altas quantidades de açúcar.