6 dicas para usar a panela de pressão sem medo
A panela é muito segura, desde que sejam tomados alguns cuidados essenciais
© iStock
Lifestyle UTENSÍLIO
A panela de pressão é um item muito prático na cozinha e que poupa muito tempo e dinheiro. Mas há quem tenha pavor do utensílio por causa das inúmeras histórias de explosões e prefira passar horas cozinhando o feijão a ter uma panela de pressão em casa. A boa notícia é que a panela é muito segura, bastando para isso tomar alguns cuidados essenciais e há, inclusive, modelos que possuem válvulas de segurança que são ativadas caso a panela não funcione corretamente. De qualquer forma, o perigo está em não fazer a manutenção correta, segundo o site IG Delas.
+ Vinagre de maçã ajuda na perda de peso; veja como consumir
- Qualidade. Procure panelas que tenham o selo de qualidade do Inmetro, pois o órgão realiza testes criteriosos assegurando a confiabilidade do produto.
- Quantidade de água. Respeite a quantidade mínima de um terço e máxima de dois terços de água que a panela suporta. A maior parte das panelas possui marcas em seu interior para assinalar esta quantidade. E nada de cozinhar sem água!
3. Chiado da válvula. Aquele barulho pode até lhe dar medo, mas ele assegura que a panela está funcionando em conformidade. O chiado significa que ela está funcionando bem e liberando o vapor que está se informando no interior. Se o pino parar de chiar depois de a água já ter levantado fervura, desligue o fogo imediatamente e deixe tudo esfriar antes de abrir e verificar o que há de errado.
4. Borracha de vedação. A borracha que veda a tampa e a panela deve estar em perfeitas condições, pois só assim o vapor se formará dentro e irá assegurar que a panela está funcionando como deveria.
5. Abrir. Não force a abertura da tampa. Para deixar o vapor sair, desligue primeiramente o fogo e espere a panela esfriar, processo que acontece de forma gradativa. Para acelerar o processo, você pode colocar a panela na pia e deixar cair água fria nas lateriais, mas sem submergi-la, para que o vapor saia mais rápido do interior.
6. Limpeza. Certifique-se de que a panela está bem higienizada. Não se esqueça da borracha e da válvula de segurança, com água corrente e um palito de dentes para desobstruir qualquer furinho. E nunca guarde a panela tampada. Caso alguma peça apresente defeito, é importante substituí-la imediatamente.