Empresas também se beneficiam de licença maternidade maior
Para as mães, o afastamento é de, no mínimo, 120 dias e, no máximo, 180 dias
© iStock
Lifestyle Amamentação
O Brasil segue em campanha de incentivo e orientação sobre os benefícios da amamentação. Durante todo o mês, ações de promoção ao aleitamento serão realizadas pelo país. É o Agosto Dourado. A cor é uma referência ao alimento considerado padrão ouro para a promoção da saúde infantil. E um dos objetivos do Ministério da Saúde é estimular as empresas a estenderam a licença paternidade de 5 para 20 dias. Para as mães, o afastamento é de, no mínimo, 120 dias e, no máximo, 180 dias. O doutor Dioclécio Campos Júnior, professor titular-emérito da Universidade de Brasília e presidente do Consórcio Global de Educação Pediátrica, afirma que as empresas que aumentaram de quatro para seis meses a licença-maternidade tiveram retorno positivo.
“Hoje as empresas de médio e grande porte, entre elas, cerca de 30 mil, aderiram ao projeto de extensão da licença maternidade. Além de ser um projeto muito importante, a avaliação para a empresa tem sido muito positiva. Primeiro porque a mulher se sentiu respeitada e valorizada e, segundo, amamentada a criança adoece muito menos, diminuindo assim o índice de faltas ao trabalho.”
.+ 5 produtos de beleza que você deve evitar usar todos os dias
O Governo Federal lançou documento que orienta empresas a ampliarem a licença-paternidade para 20 dias. As empresas que participam do Programa Empresa Cidadã podem conceder o benefício aos pais que entregarem os seguintes comprovantes: declaração do profissional de saúde informando a participação do pai no pré-natal; em atividades educativas durante a gestação, ou visita à maternidade. Também poderá ser entregue o comprovante do curso online Pai Presente, promovido pelo ministério.