Todos os erros que se deve evitar em uma dieta de eliminação
Excluir um alimento ou grupo alimentar do regime diário tem os seus riscos
© DR
Lifestyle Conselhos
Uma alimentação saudável deve ser variada, colorida e equilibrada. Contudo, em alguns casos, uma alimentação saudável é também uma selecionada, isto é, que exclui determinados alimentos que são ou podem ser nocivos para a saúde.
Algumas pessoas aderem à dieta da eliminação por imposição clínica - como é o caso dos doentes celícacos, daqueles que têm a síndrome do intestino irritável ou que fazem alergia a determinados alimentos, por exemplo -, já outras optam por fazer mudanças (e exclusões) porque pura e simplesmente acreditam que assim se perde mais peso.
A exclusão de alimentos ou grupos alimentares da dieta diária tem alguns riscos associados, especialmente quando tal é feito sem o mínimo conhecimento ou aconselhamento.
Da perda de macronutrientes (carboidratos, gordura e proteína) à carência vitamínica, passando pela escolha menos correta de alternativas, são muitas as consequências relacionadas com uma dieta de alimentação ruim, mas, para que isso não aconteça, deve se que saber o que fazer... ou melhor, o que jamais fazer.
Segundo o site Mind Body Green, são estes os erros a evitar:
1 - Não planejar todos os prós e contras, isto é, não analisar os benefícios e as soluções para os possíveis malefícios. Ao excluir um determinado alimento, é importante ter sempre um outro com características idênticas, não só para assegurar os nutrientes necessários, mas também para que uma possível reintrodução seja mais facilitada.
2 - Incluir muitos alimentos processados... ou que se rotulam como 'livres de...' (açúcar, glúten, leite, etc). Estas opções são prejudiciais à saúde por estarem repletas de corantes, conservantes e químicos alimentares.
3 - Não equilibrar a balança com alimentos saudáveis. Ao seguir uma dieta de exclusão, deve-se apostar nas opções de origem vegetal para obter o máximo de nutrientes possíveis. O consumo de proteína magra é também importante.
4 - Abusar dos alimentos saudáveis. Como em tudo na vida, é preciso ter peso e medida e a alimentação não é exceção, pois de nada vale excluir alimentos 'ruins' quando se abusa dos bons, como o abacate ou as frutas secas.
5 - Cortar calorias... até mesmo as boas (como são aquelas que têm origem nas gorduras saudáveis).