Rotina de beleza: seis lições para o dia-a-dia
Uma pele saudável e cuidada depende de você
© DR
Lifestyle Conselhos
Creme para o dia, creme para a noite, creme pós-academia, mais um óleo, mais uma máscara... e o removedor de maquiagem? Ainda tem o corretor de olheiras e o creme para os olhos. Não esquecendo, claro, a água micelar, o produto contra as rugas e ainda a pomada para acne.
Cuidar da pele requer uma rotina de beleza rigorosa e ponderada que deve respeitar o tipo de pele de cada pessoa, assim como as suas necessidades. Optar por produtos que sejam isentos de químicos e que apostem naquilo que a natureza tem para oferecer é uma das formas mais eficazes de ter os resultados desejados, mas não só: é também preciso saber o que fazer.
Depois de reunir o depoimento de alguns dermatologistas e especialistas em dermocosmética, o site Refinery 29 listou aquelas que são as lições a ter em conta em toda e qualquer rotina de beleza.
Lição 1 - Dar aos produtos a oportunidade de funcionar. De acordo com o dermatologista Justine Hextall, a mudança constante de produtos é uma das causas mais comuns de problemas de pele, especialmente entre as pessoas com menos de 30 anos. Embora seja importante experimentar para saber qual a melhor opção, deve-se evitar ao máximo as mudanças frequentes de produtos.
Lição 2 - Cautela com as esfoliações. Esfoliar a pele deixa-a mais receptiva aos ativos dos produtos, ajudando que a eficácia dos mesmos seja maior, contudo, jamais devemos esfoliar a pele (do rosto e não só) mais do que uma vez por semana, alerta a dermatologista Anita Sturnham.
Lição 3 - Nutrir a pele. Uma pele visivelmente saudável é uma pele que, primeiro, foi nutrida internamente, através de uma alimentação saudável e cuidada. Depois, há que optar por cremes com nutrientes que favorecem a saúde cutânea, como a vitamina E e os ácidos gordos ômega 3 e 6.
Lição 4 - Limpar sempre. Diz a dermatologista Philippa Lowe que "uma limpeza eficaz e gentil vai remover a sujeira diária, a maquilagem, o excesso de oleosidade e ainda as células de pele mortas, sem que a pele fique seca ou áspera".
Lição 5 - Descomplicar ao máximo. Embora a rotina de beleza deva ser rigorosa, deve ser o mais simples possível e feita com poucos produtos, como aconselha o médico na área da cosmética Frances Prenna Jones.
Lição 6 - Os hidratantes apenas atuam se houver hidratação. Na prática, de nada vale colocar uma infinidade de hidratantes no rosto e no corpo se o consumo de água é quase nulo e se na alimentação diária não constam frutas e vegetais suficientes, diz o médico Harryono Judodihardjo.