Vai fritar batata? Veja como saber se o óleo está quente o suficiente
Nada de jogar palito de fósforo na gordura
© iStock
Lifestyle Gastronomia
A temperatura do óleo é essenciall na hora de fritar, pois se o óleo estiver muito quente, vai fritar o alimento antes de o interior ficar cozido, e se estiver frio vai acabar encharcando a comida de óleo e não vai deixar a crosta dourada. Mas, como saber se o óleo chegou à temperatura ideal sem um termômetro em casa? Os especialistas explicam.
Nada de jogar palito de fósforo na gordura ou enfiar a colher de pau. Além de não serem seguras, estas técnicas são amadoras e podem comprometer o sabor da fritura. Confira as melhores técnicas:
1. Pão 1. Ao colocar o óleo para esquentar, jogue um pedaço de pão na fritura. Assim que o óleo ao redor do pão começar a borbulhar, você pode começar a fritar.
2. Pão 2. Jogue o pão na panela com óleo já quente. Se ele afundar e não subir, o óleo não está quente para fritar; se afundar e subir devagar, já está bom para fritar alimentos mais delicados, como legumes e batatas; por fim, se o pão subir rápido, é porque o óleo está muito quente e bom para fritar alimentos como pastéis, bolinhos e salgados. Agora, se o pão queimar, é porque o óleo está muito quente e você deve desligar um pouco o fogo para que a temperatura baixe.