Estudo aponta o suco que ajuda a manter o cérebro jovem
Não costuma comer beterraba? Tem aqui um excelente motivo para começar a comer
© DR
Lifestyle Nutrição
De sabor característico e cor berrante, a beterraba é um dos alimentos mais 'poderosos' que podemos incluir na alimentação. Com poucas calorias (cerca de 40 por cada 100 gramas), a beterraba é rica em antioxidantes, minerais como zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro, vitaminas A, C e C e ainda muitas propriedades anti-inflamatórias, digestivas, diuréticas e revitalizantes. Mas não só.
Um recente estudo publicado na revista científica Journal of Gerontology: Medical Science aponta que o consumo de suco de beterraba uma hora antes do exercício físico pode promover mudanças importantes e benéficas para a função e organização cerebral, fazendo com que o envelhecimento cognitivo seja mais suave e gradual.
+ Chá preto pode ajudar a emagrecer por alterar microbiota intestinal
Na prática, segundo a revista Prevention, a ingestão de suco de beterraba está associada a um cérebro mais jovem por causa do nitrato, que é convertido pelo organismo em nitrito e depois em óxido nítrico, que, por seu turno, atua nos vasos sanguíneos, algo que, direta e indiretamente beneficia a função cerebral.
Para o estudo, foram analisadas 26 pessoas sedentárias com mais de 65 anos, que foram desafiadas a praticar exercício ao longo de seis semanas (caminhadas entre três a seis vezes por semana), incluindo em cada dia de treino suco de beterraba ou placebo.