Vinho tinto melhora a fertilidade, diz estudo
Segundo a ciência, um copo de vinho tinto por semana pode ser excelente para os ovários
© DR
Lifestyle Saúde
Que o consumo moderado de vinho tinto traz inúmeros benefícios para a saúde, a ciência já concluiu várias vezes, mas, ao que parece, há mais um. Uma recente pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, aponta que a ingestão de um copo de vinho tinto por semana melhora a fertilidade das mulheres.
Segundo o estudo, publicado pela revista Fertility and Sterility, o resveratrol presente no vinho tinto é um antioxidante tão poderoso que se assume como capaz de proteger as células do estresse biológico, sendo, por isso, excelente para os ovários, aponta o site Independent.
+ Como conservar melhor o vinho depois de aberto? Veja 3 dicas
Na pesquisa foram analisadas 135 mulheres com idades entre os 18 e os 44 anos. Cada uma das participantes precisou manter um diário sobre o consumo de álcool e foi ainda alvo de exames de ultrassom regulares para que fosse avaliada a saúde dos ovários. Do estudo foram excluídas grávidas, mulheres com problemas de fertilidade ou que já tinham sido submetidas a algum tipo de cirurgia médica nos órgãos.
Depois de cruzarem os dados obtidos nos exames médicos com o consumo relatado no diário, os cientistas norte-americanos foram capazes que detectar que as mulheres que consumiam regularmente vinho tinto (uma taça por semana ou cinco a seis taças por mês) apresentavam melhor reserva de ovário, independentemente de outros fatores como a idade ou rendimento.