Estudo relaciona uso de Omeprazol a câncer de estômago; entenda
Pesquisa não comprova que os medicamentos causam câncer, mas serve de alerta para o uso contínuo de remédios
© iStock
Lifestyle Alerta
Um estudo realizado pela Universidade de Hong Kong em parceria com o University College London, publicado pela revista científica "Gut" nesta terça-feira (31), alerta sobre o uso prolongado de medicamentos da classe do Omeprazol, como o Lansoprazol, Pantoprazol, Rabeprazol, Esomeprazol e Dexlansoprazo. Segundo a pesquisa, isto pode causar um aumento do risco de desenvolver câncer no estômago.
+ Como mulheres lidam com falta de orgasmo? Cientistas explicam
Especialistas ouvidos pelo "G1" explicaram que o resultado do estudo não comprova que os medicamentos causam câncer, mas serve de alerta para o uso crônico do remédio.
"Há algumas evidências de uma eventual ligação dos remédios com o aumento da chance de desenvover câncer de estômago. Esse estudo não é uma comprovação. É um alerta aos pacientes que usam [esses medicamentos] cronicamente para fazer uma avaliação do custo-benefício e trocar por uma outra saída sem tantas chances de efeito colateral", explicou o oncologista René Claudio Gansl, do Hospital Israelita Albert Einstein ao analisar a pesquisa.
Na pesquisa, foram analisados 63.387 casos de pacientes de Hong Kong, sendo que 153 pessoas deste grupo tiveram câncer de estômago (0,24%). O acompanhamento ocorreu entre os anos de 2003 e 2012.