Dormir de barriga para cima aumenta chances de óbito fetal, diz estudo
Estudo britânico revela que existe um sério risco associado ao hábito das grávidas dormirem de barriga para cima
© iStock
Lifestyle Cuidados
Um recente estudo realizado pelo Mary's Hospital, de Machester, Reino Unido, e publicado na revista British Journal of Obstetrics and Gyneacology revela que as grávidas devem dormir de lado, principalmente no último trimestre da gravidez.
De acordo com os cientistas, dormir de barriga para cima aumenta o risco de morte fetal em 2.3 em relação às gestantes que dormem do lado esquerdo, após as 28 semanas de gestação. Por esta razão, é fundamental que as grávidas se habituem a dormir de lado desde o princípio, principalmente o esquerdo.
+ Confira 4 problemas muito comuns nos primeiros 3 meses de amamentação
Os pesquisadores analisaram mais de mil grávidas e analisaram vários estudos sobre a ligação entre a posição de dormir e o risco de morte do feto. O cruzamento de dados concluiu que uma a cada 225 grávidas dá à luz um bebê natimorto, e que 130 desses casos poderiam ser evitados com a simples mudança da posição no qual a mulher dorme.
No mundo todo, 1 mil mortes fetais poderiam ser evitadas caso as gestantes mudassem a posição durante o sono para a lateral. O estudo afirma que dormir de barriga para cima faz com que o peso extra comprometa o fluxo sanguíneo para o feto, o que diminui seu aporte de oxigênio e pode levar a sofrimento fetal e até a morte.