Descubra a verdade sobre se o vinho precisa mesmo 'respirar'
Os motivos para o vinho 'decantar', seriam basicamente para que ele possa oxigenar
© DR
Lifestyle Cerimónia
Muitos se questionam sobre se é mito, charme ou ritual necessário o fato de colocar bebida "respirar" ou "descansar", antes de ser apreciada. Isso, sobretudo, no caso do vinho. Normalmente, o "respiro" é feito deixando deixando a bebida em contato com o ar por alguns instantes, dentro de uma jarra, chamada 'decanter'.
De acordo com a entrevista feita pelo portal UOL com o sommelier Rodrigo Bertin, do projeto Vinho Mais, os motivos para o vinho 'decantar', seria basicamente para que ele possa oxigenar. No entanto, o "descanso" é mais utilizado para oxigenar o vinho, fazendo com que aromas e sabores se abram melhor na hora de beber.
+ Veja como os russos se curam com lama na Crimeia
"O tempo que os vinhos precisam ficar no decanter vai de 20 minutos até uma hora, na grande maioria dos casos", explica Rodrigo. "Quanto mais antigo for o vinho, mais aconselhável que ele fique mais tempo no decanter - para ganhar mais complexidade de sabores e para que as possíveis borras se acomodem no fundo do decanter e não caiam na taça na hora de servir", explicou ao portal UOL.