Psicólogos explicam o transtorno da personalidade narcisista
'Todo narcisista patológico comete abusos', declara psiquiatra da USP
© Ali Marel on Unsplash
Lifestyle Comportamento
Muitas páginas na internet têm acolhido mulheres que se dizem vítimas de “mães narcisistas”, isto é, sofrem maus tratos físicos e emocionais e desabafam sobre isso nesses grupos fechados.
Segundo a psicóloga clínica Silvia Rawicz disse ao portal UOL, isso se intitula transtorno de personalidade narcisista, conforme é descrito no "Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais", da Associação Americana de Psiquiatria.
+ Saiba como funciona a dieta anti-inflamatória feita por Deborah Secco
“Uma das características é pouca ou falta de empatia. Basta apenas essa para criar sérios problemas para qualquer um que se relacione com o narcisista”, afirmou Silvia ao UOL.
Acreditar ser especial e único, sentir inveja das pessoas ou pensar ser alvo de inveja frequentemente e exigir ser constantemente admirado são outros traços desse comportamento.
“Nem todo mundo que comete abusos, físicos ou emocionais, é narcisista patológico. Pode ser apenas uma pessoa má. Mas todo narcisista patológico comete abusos”, afirmou o psiquiatra Erlei Sassi, coordenador do Ambulatório de Transtornos de Personalidade e Impulso do IPq (Instituto de Psiquiatria) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.
Segundo Erlei Sassi, a psicoterapia é uma forma de tratar o transtorno de personalidade narcisista: “O entrave, no entanto, é o narcisista aceitar que tem algo a ser tratado.”
“Quem convive com o narcisista sofre de níveis altíssimos de estresse. O tratamento passa por reconstruir a autoestima da vítima. É a validação do sofrimento dela. Passa por ela saber que não está louca”, disse Silvia.