4 estratégias para não exagerar nas festas de fim de ano
Nutricionista dá dicas para aproveitar as festividades sem culpa
© iStock
Lifestyle Ceia
As festas de fim de ano se aproximam e trazem com elas diversas tentações gastronômicas. Para evitar problemas com a balança é necessário manter o foco, mas com algumas substituições é possível aproveitar as comemorações sem extrapolar.
De acordo com a nutricionista Ione Leandro, da ONODERA Estética, o segredo para as festas de fim de ano não é deixar de comer, mas fazer escolhas corretas. “Aposte em um prato colorido. Abuse das saladas diversas e dê preferência para carnes magras, como chester, peru e bacalhau, por exemplo. Os doces também não precisam ficar de fora, mas ao invés de provar todas as sobremesas, escolha uma para degustar sem preocupação”, recomenda.
+ Comer queijo diariamente ajuda a prevenir infarto, diz estudo
Para aproveitar as festas sem culpa, Ione separou algumas estratégias que ajudam a controlar os excessos.
ALIMENTE-SE NORMALMENTE – Nos dias de festa, faça refeições normalmente, inclusive as intermediárias. “Um grande erro é não comer ao longo do dia para consumir mais à noite. No entanto, se for uma única refeição, o corpo utiliza a energia que precisa e estoca o resto", alerta Ione.
BEBA BASTANTE ÁGUA – O sinal de sede é o mesmo da fome. Para isso não confundir, é necessário manter o corpo hidratado, ingerindo, no mínimo, dois litros de água por dia.
COMA DEVAGAR – Mastigando bem os alimentos, maior será a saciedade, nosso cérebro demora alguns minutos para entender que está sendo alimentado, melhoramos também a absorção de nutrientes importantes, como o zinco, recomenda.
REDUZA O ÁLCOOL – Chamado de caloria vazia, o álcool não possui nenhuma vitamina ou mineral, além de desidratar as células. “Para quem não abre mão, a recomendação é uma taça de vinho ou champanhe, que são menos calóricos, sempre acompanhado de água”, finaliza.