Bebidas gasosas engordam? Hormônio da fome está envolvido
Além do açúcar da bebida, as borbulhas também afetam a saúde
© Shutterstock
Lifestyle Experiência
Um estudo feito na Universidade Birzeit, nos territórios palestinos no ano passado, avaliou um grupo de ratos machos dando a eles bebidas adoçadas gasosas refrigerantes, águas saborizadas etc) e sem gás ou água natural.
Segundo a BBC, esses pesquisadores descobriram, através desse experimento, que os ratos que tomaram regularmente as bebidas adoçadas gasosas ganharam mais peso e de maneira mais rápida do que aqueles que ficaram com as bebidas sem gás ou água.
+ Um só treino pode proteger o coração por até 5 dias
Além disso, os ratos que tomaram as bebidas gasosas tinham um nível maior no sangue do hormônio da fome, a grelina, o que poderia explicar o ganho de peso.
"Depois de tomar uma bebida carbonatada, o dióxido de carbono é liberado em seu estômago. Existem receptores químicos no estômago que detectam o dióxido de carbono e fazem com que as células no topo do órgão liberem grelina e isso te faz sentir fome. Outra possibilidade é uma coisa mecânica. O estômago incha e se expande com esse gás e novamente estimula as células a liberarem grelina", afirma o médico James Brown, da Universidade Astom, em Birmingham, a BBC.