Era 2005 quando o cientista Cliff Arnal decidiu analisar o comportamento das pessoas ao longo do mês de janeiro, avaliando fatores como a meteorologia, os dias que passavam desde a entrada no novo ano, a incapacidade de cumprir pelo menos uma resolução, a falta de dinheiro pós-festividades entre outros.
As variáveis estavam dispostas e a equação começou a ser montada. Pronto! Foi nesse mesmo que o investigador da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, chegou à conclusão de que a terceira segunda-feira de cada novo ano é uma ‘Blue Monday’, algo como o dia mais triste e deprimente do ano, conta o Deporte y Vida do jornal espanhol "As".
+ Artista se transforma em personagem do Star Wars apenas com maquiagem
De acordo com o "The Sun", esta foi a equação criada há 13 anos - tendo sido classificada como o primeiro dia mais deprimente do ano o 24 de janeiro de 2005.
[Equação criada em 2005]© The Sun
Mas não fique já triste pensando que vai passar o dia triste. Na verdade, a ‘Blue Monday’ até pode ter um tanto ou quanto de ciência na sua base, mas a verdade é que não passa de uma grande estratégia de marketing.
Sim, se hoje o seu mural do Facebook ou os intervalos na TV forem invadidos por ofertas de viagens e grandes descontos em voos, não se surpreenda. É tudo uma ‘jogada’ para alegrar aquele que, alegadamente, é o dia mais triste do ano.