5 motivos para deixar de beber álcool durante um mês
Em 30 dias, são visíveis as melhorias no seu organismo que provam que vale a pena este detox pós-festas
© DR
Lifestyle Rotina
Deixar de beber pode ser uma resolução de ano novo clichê. Mas se beber um copo pontualmente é positivo, tanto pelo social como por questões de saúde, fazer uma pausa no consumo de álcool durante um curto período fará com que o seu estado físico melhore substancialmente, conta o El Confidencial.
Depois dos excessos do Natal e Ano Novo, nada como começar com uma limpeza ao organismo. Um estudo britânico comprova que bastam quatro semanas para que os níveis de colesterol e pressão arterial comecem a melhorar e o risco de câncer e diabetes diminua. Ou seja, em quatro semanas a sua esperança média de vida melhora além das imediatas mudanças no corpo.
+ Hoje é o dia mais triste do ano. Como nasceu a 'Blue Monday'?
Perda de peso: Desde a cerveja às bebidas brancas, qualquer bebida alcoólica é composta por calorias vazias – as que não são transformadas em energia pelo organismo, acumulando-se em gordura. Para que tenha uma noção, uma cerveja tem em média 200 calorias e um copo de vinho por dia completa ao final do mês quase 10 mil calorias.
Melhoria no sono: Sem falar na ressaca, que se deve principalmente à falta de hidratação no cérebro, por culpa do álcool, a bebida em si faz com que se tenha um sono agitado. Jessica Alexader, porta-voz do departamento de saúde do Reino Unido, defende que é errada a noção de que o álcool ajuda a adormecer. Pois embora faça com que se adormeça mais rápido, a ingestão de bebidas alcoólicas traduz-se em sonhos agitados e menor tempo na fase de sono REM – aquela em que o corpo está em repouso total e apenas o cérebro está trabalhando.
Aumento de energia: Quem bebe aos finais de semana, sente-se mais cansado ao domingo. Os que bebem durante toda a semana, contam com uma diminuição constante da energia. Do estudo britânico, concluiu-se que 30 dias bastam para que o aumento de energia, concentração e atenção melhorem.
Melhoria da pele: No caso de quem bebe diariamente, este aspecto é ainda mais notório. É do senso comum que a hidratação é fundamental para uma pele saudável e luminosa. Visto que o álcool desidrata o organismo, a pausa do seu consumo tem como resposta imediata uma melhoria da pele, que além de mais hidratada passa a ficar menos rosada. A diminuição da acne é outro aspecto, já que a pele fica menos propícia a acumulação de impurezas.
Poupança de dinheiro: Como se todas as melhorias no organismo não bastassem, o deixar de beber álcool também trazem vantagens para a sua carteira.