É possível emagrecer com treino de força
Pesos e força não são só para ganhar músculo, e há estudos que o comprovam
© DR
Lifestyle Perda
Treinos de cardio para perder peso, treinos de força para ganhar massa muscular. Esta é provavelmente a regra base de qualquer ginásio, mas é também sabido que a regra não é um dogma irrefutável e que cada pessoa tem um treino que melhor se adapta à sua condição e ao seu objetivo.
Mas ainda que usar o treino de força para perder peso não seja uma descoberta que acabou de ser feita, um recente estudo diz-nos como tornar o exercício mais eficaz, relativamente ao tipo, altura e modo como o treino é feito.
+ Exercícios faciais podem deixá-lo três anos mais jovem
Basicamente, ganhar músculo é uma forma de acelerar o metabolismo, o que permite queimar mais gordura durante e após o treino. Um metabolismo mais rápido ajuda que a ingestão de alimentos seja feita de forma mais eficaz, o que leva a que a relação alimentação/treino vá ao encontro do objetivo de qualquer um que treine.
Além disso, as mesmas calorias em 45 minutos de treino de força são gastas em duas horas de cardio, segundo o estudo citado na Women’s Health UK. Ou seja, um treino mais curto, mas mais intenso, pode ser mais eficaz.
Para quem é novo no mundo da academia, dois treinos de força por semana é, segundo o estudo, uma rotina eficaz para começar a perder peso. Especialistas recomendam que comece por dar entre 60% ou 70% do seu esforço máximo em exercícios de 10 repetições cada em 3 ou 4 séries. Quando deixar de sentir dificuldade, aumente para 15 repetições. De seguida, aumente para um peso em que sinta mais esforço.
Ao mesmo tempo que perde peso, o treino de força permite ganhar músculo, o que significa que se em media perde um quilo de gordura por mês, tal pode não ser visto na balança, por ser transformado em músculo, ou massa magra.