Hoje é o Dia Mundial do Riso: saiba 30 fatos e curiosidades
O riso pode contribuir para o bem-estar, reduzir o estresse e até melhorar a circulação sanguínea e respiratória
Rir antes de falar?
Alguns cientistas acreditam que o riso foi usado como uma maneira dos seres humanos se relacionarem uns com os outros há milhões de anos antes de desenvolverem a linguagem.
© Shutterstock
Rir antes de falar?
O mecanismo do riso é tão arraigado nos nossos cérebros que já foram feitas pesquisas que indicam que os bebês a partir dos 17 dias foram observados a rir, antes mesmo de falarem.
© Shutterstock
Uma forma de exercício
Apenas 10 a 15 minutos a rir por dia pode queimar até 40 calorias, de acordo com um estudo da Universidade de Vanderbilt (Estados Unidos). Os investigadores descobriram que o aumento da frequência cardíaca e consumo de oxigênio durante estes momentos impulsiona a queima de gordura.
© Shutterstock
Uma forma de exercício
Além disso, rir muito pode ajudar a trabalhar os músculos abdominais, melhorar a circulação sanguínea e acelerar os batimentos cardíacos.
© Shutterstock
Rir acompanhado
Várias pesquisas indicam que as pessoas riem mais quando estão acompanhadas do que sozinhas.
© Shutterstock
Casais que riem ficam juntos
Robert Levinson, professor de psicologia na Universidade da Califórnia em Berkeley,convidou casais para o seu laboratório e pediu a cada parceiro para dizer alguma coisa que o irritasse no parceiro.
© Shutterstock
Casais que riem ficam juntos
Os casais que abordam a situação estressante com gargalhadas não só se sentiram melhores no momento como tiveram níveis mais altos de satisfação no relacionamento quando comparado com casais que não abriram um sorriso.
© Shutterstock
Macacos podem rir?
Vários cientistas afirmam que animais como bonobos, orangotangos e gorilas são capazes de dar gargalhadas. Penny Paterson, presidente da Fundação Gorilla Foundation afirmou que Koko, a gorila famosa pelas suas habilidades de linguagem até fazia um especial 'ho, ho', para as pessoas que ela gostava.
© Shutterstock
Ratos sentem cócegas?
Aparentemente, estes roedores sentem muitas cócegas no pescoço. Quando o neurocientista estônio Jaak Panksepp (1943-2017) e os seus estudantes graduados faziam cócegas nas nucas dos ratos bebês, eles emitiam um som de alta frequência muito semelhante ao do riso.
© Shutterstock
Homens e Mulheres
Um estudo realizado pela Universidade Britânica de Colúmbia (Canadá) aponta que os homens se sentem mais atraídos por mulheres sorridentes, enquanto as mulheres se sentem mais atraídas por homens que demonstrem confiança.
© Shutterstock
O riso é contagiante
Tal como quando bocejamos sentimos vontade de o fazer, também quando rimos ou vemos outra pessoa a fazê-lo sentimos essa vontade e acabamos por soltar uma gargalhada. Muitas vezes, o cérebro é incapaz de controlar esse impulso.
© Shutterstock
Rir controla o cérebro?
A neurocientista Sophie Scott realizou uma investigação na University College London (Inglaterra) e, descobriu que, quando ela monitorizou o cérebro dos sujeitos enquanto tocava sons de riso, a região do córtex cortical do cérebro era ativada de forma natural.
© Shutterstock
Nashville, a cidade engraçada
Às 20:04 do dia 15 de Abril de 2015, um grupo de comediantes colocou Nashville no livro dos recordes. A cidade norte-americana foi palco de um novo recorde: o show de comédia mais longo que já existiu, com a duração de 208 horas e 16 minutos.
© Shutterstock
O maior ataque de riso
O maior ataque de risos aconteceu em 1962 na Tanzânia, onde três alunas de uma escola da região começaram a rir sem parar e contagiaram várias estudantes, ao ponto da instituição ter de fechar portas.
© Shutterstock
Riso e humor dos países
Uma pesquisa realizada em diversos países apontou que entre os povos com maior sentido de humor está a Alemanha, a França, Bélgica, Austrália, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.
© Shutterstock
Rir depende da cultura
O sentido de humor pode variar de acordo com a cultura. Há quem prefira piadas 'sem sentido', trocadilhos e até humor negro ou temas locais. Cada país têm a sua própria cultura do riso.
© Shutterstock
Adeus rugas
Quando rimos, podemos movimentar entre 5 a 53 músculos do nosso corpo. Essa expressão facial, estica a pele e pode retardar o aparecimento das rugas.
© Shutterstock
Rir faz bem à saúde?
Rir pode ser o melhor remédio. Uma pesquisa feita na Universidade de Loma Linda (Estados Unidos) concluiu que o riso pode reduzir o risco de doenças cardíacas.
© Shutterstock
O riso ajuda a memória
A mesma pesquisa mostrou que rir melhora a memória dos adultos na casa dos 60 e 70 anos. Já outro estudo indicou que rir pode melhorar a imunidade, ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e melhorar a qualidade do sono.
© Shutterstock
Contra vírus e bactérias
Rir aumenta os níveis de cortisol no seu corpo. O cortisol é um hormônio que tem um papel ativo na luta contra os invasores, tais como vírus e bactérias, que tem como objetivo estimular o sistema imunológico.
© Shutterstock
Combate o estresse
Estudos comprovam que o riso pode ajudar a diminuir o estresse devido ao efeito do cortisol, uma vez que rir é uma sensação agradável.
© Shutterstock
Rir é o melhor remédio
Outras pesquisas indicam que rir aumenta a auto-estima e sensação de bem-estar, além de diminuir a tristeza e os sintomas de depressão.
© Shutterstock
É um gesto universal
Em todas as partes do mundo, o sorriso é visto como uma forma de felicidade.
© Shutterstock
Dia do Riso
O dia 18 de janeiro é o Dia Internacional do Riso. A data comemorativa tem como objetivo chamar à atenção para a importância de dar gargalhadas. Neste dia deve rir o mais que puder, seja com amigos ou até sozinho.
© Shutterstock
Anedotas vs amigos
Robert Provine, psicólogo da Universidade de Maryland (Estados Unidos), deu-se conta de que o que nos faz rir com mais frequência é a presença e o convívio com os nossos amigos. A ciência do riso, diz-nos que tendemos a rir-nos menos das anedotas e mais com os comportamentos sociais.
© Shutterstock
Rir e a força da atração
Uma pesquisa feita por Jeffrey Hall da Universidade de Kansas (Estados Unidos) concluiu que os homens e mulheres colocam o sentido de humor por cima da inteligência, educação, profissão ou o instinto sexual na hora de escolher um companheiro.
© Shutterstock
O riso é uma forma de interação social
Estamos mais propensos a rir de um filme de comédia ou de uma anedota, se estivermos com alguém, especialmente alguém que gostamos do que sozinhos. O riso é uma forma de interação humana.
© Shutterstock
Fortalece os laços humanos
Seja relacionamentos amorosos, de amizade ou entre colegas de trabalho, a verdade é que sorrir é uma forma de criar empatia e mostrar simpatia. Claro que o ato de rir já vai depender da circunstância e do sentido de humor da pessoa.
© Shutterstock
O riso no mundo corporativo
Investigadores da Universidade de Florida (Estados Unidos), chegaram à conclusão que as pessoas riem mais de uma piada quando são colaboradores do que quando são chefes de uma empresa.
© Shutterstock
Já riu hoje? Saiba que isso pode ter benefícios para a saúde
O riso é uma expressão facial decorrente da contração dos músculos das extremidades da boca e está presente na comunicação humana.
© Shutterstock
Lifestyle
Corpo
18/01/18
POR Notícias Ao Minuto
O riso é uma expressão facial decorrente da contração dos músculos das extremidades da boca e está presente na comunicação humana. Existem ainda alguns mistérios relativos a esta sensação de bem estar, mas ainda assim, alguns cientistas e investigadores conseguiram identificar os seus benefícios, o impacto nas relações humanas e também a forma como pode influenciar o nosso humor.
Sabia que ri mais quando está acompanhado e com os seus entes queridos? Ou que o riso pode ter benefícios para a sua saúde? Aqui mostramos 30 fatos surpreendentes sobre esta condição humana, como forma de celebrar o dia de hoje.
+ Conheça o resort de esqui mais luxuoso da Europa
PARTILHE ESTA NOTÍCIA