Caftans: a nova tendência que vai dominar o streetstyle
Os fashionistas garantem que é tão confortável quanto elegante
© DR
Lifestyle Tendência
Depois do 'athleisure', moda que conjuga atlético com o lazer e torna o 'sporty' para os looks do dia a dia, chega o 'caftan', num registro bem diferente mas com a mesma base: conforto e estilo máximo.
As túnicas compridas e leves, usadas principalmente por mulheres de meia-idade em ocasiões de mais lazer parecem regressar em looks versáteis e modernos, que abrangem faixas etárias mais jovens.
+ Atenção, jovens: agora a adolescência dura até os 24 anos
Com origem na época da Antiga Mesopotâmia, os caftans ou Kaftans eram usados pelas mulheres de classes altas da África, Índia e Irã, pela necessidade de usar algo que fosse fresco mas tapasse a maior parte do corpo, como lembra o site Fashionista.
Comprida ou pelo joelho, em algodão ou seda, solta ou com uma faixa na cintura, foi nos anos 50 que a peça ganhou destaque no mundo da moda, pela mão de Christian Dior, a que se seguiu Yves Saint Laurent, Balenciaga e Givenchy.
Na década seguinte, a moda continuou a dar que falar com peças marcantes que não deixam de ser lembradas na história do caftan como Jackie Kennedy, num vestido verde de Valentino ou, mais tarde, Mary-Kate Olsen, Jennifer Lopez e Natalie Portman, que optaram por usar esta peça no tapete vermelho.
A tendência surge agora num registro mais casual, que é adotado por seguidores de um 'dailywear' onde o conforto é regra número um. A versatilidade de um caftan é provavelmente o fator principal que traz de volta esta peça que pode ser usada numa ocasião mais formal, com joalheria chamativa, uma clutch e saltos altos, nas férias em que o veste simplesmente por cima da roupa de banho, com umas sandálias rasas, ou no dia a dia, com simples apontamentos, já que esta é uma peça que cria o look por si só.