Espremer espinha, como fez jornalista da Globo, pode dar infecção grave
A sepse mata, por ano, 230 mil pacientes adultos nas UTIs
© Raphael Castello/AgNews
Lifestyle Entenda
A jornalista Izabella Camargo, que apresenta a previsão do tempo na TV Globo, teve uma infecção de pele após espremer uma espinha. Ela relatou o caso em seu Instagram: "Inchou, inflamou, comecei a sentir febre e fui orientada pela médica a nunca mais mexer perto de gânglios. As bactérias podem cair no sistema linfático e as consequências podem ser mais graves."
Segundo especialistas consultados pelo site VivaBem, do UOL, mexer em uma espinha sem os devidos cuidados de higiene favorece a penetração de bactérias, podendo se transformar em celulite facial, que é uma infecção profunda do tecido cutâneo.
+ Jornalista da Globo cutuca espinha e tem grave inflamação na orelha
De acordo com o site, essa infecção deixa o local vermelho, inchado, dolorido, e causa febre. A celulite facial pode levar a doenças, como meningite e trombose, já que a face tem comunicação direta com o sistema nervoso central. Em casos mais graves, as bactérias caem na corrente sanguínea, causando a sepse, infecção generalizada que mata, por ano, 230 mil pacientes adultos nas UTIs, segundo um levantamento de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo e do Instituto Latino Americano de Sepse. Cerca de 55,7% dos pacientes internados com sepse morrem