Cinco maneiras tornar uma corrida de longa distância menos agressiva

É um treino bem intenso para o seu corpo

© DR

Lifestyle Atividades 07/02/18 POR Notícias ao Minuto

Se você está se preparando para uma maratona ou tenha como hábito fazer corridas de longa distância, saiba que é preciso ter alguns cuidados. 

PUB

Correr 30, 40 ou mais quilômetros não é uma prática a qual o corpo esteja preparado. Existe um grande esforço, que não se restringe ao nível muscular e deve ser compensado por boas práticas de preparação. Entre elas, a alimentação.

Com base em diversos estudos que analisam os efeitos da corrida em nosso organismo, a revista Women’s Health UK aponta medidas relacionadas com cinco grandes áreas, que são gerais e facilmente adaptadas ao cotidiano de qualquer corredor.

+ Faça uma saborosa salada de verão

Respiração: a adrenalina que se sente durante e após uma corrida de longa distância é extrema e afeta a função da glicose nos músculos, célula responsável por fornecer energia. Para baixar o batimento cardíaco, e desacelerar a respiração, inspire e expire algumas vezes com uma mão sobre o peito e outra na barriga.

Energia: É comum a perda de energia, mesmo aos que estão mais acostumados com a corrida, e, assim como no ponto anterior, tem a ver com a falta de glicogêneo. Para evitar, garanta 60 gramas de carboidratos por hora, através de bebidas ou géis.

Alimentação: A falta de fibra pode levar a casos graves (para depois ou mesmo durante a corrida) como dores extremas ou diarréia. A falta de fibra nos músculos é uma das falhas comuns, mas que pode ser prevenida com uma alimentação adaptada ou com a ajuda de suplementos.

Preparação: quando se corre, a força que se coloca em cada passo tem o dobro do seu peso – isso afeta os joelhos, tornozelos e quadris. Nesse caso, os efeitos podem ser reduzidos com o treino certo, que reforça o corpo e o prepara para a tensão.

Pós prova: Numa maratona, um adulto perde em média 2600 calorias, o que prova o seu grande desgaste de energia. Embora possa ser tentador, não pare de uma vez assim que terminar a prova: a quebra na pressão sanguínea pode fazer com que se fique tonto.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 54 mins

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 1 Hora

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 58 mins

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 19 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 19 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

esporte Opinião Há 23 Horas

Rodri vê Vini Jr. como um dos melhores do mundo, mas cobra evolução: 'Tem coisas a melhorar'

fama Miley Cyrus Há 20 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 17 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Fantasias Há 21 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

brasil Brasil Há 23 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo