Curar a gripe sem medicamentos? É possível e aconselhado
Aos que ainda não se viram livres dos estados gripais e constipações, há medicamentos caseiros que ajudam a aliviar os sintomas sem que tenha de recorrer a medicamentos
© iStock
Lifestyle Gripes
Nariz tapado, secreção nasal, dores de garganta, tonturas, febre, dor muscular são alguns dos sintomas da gripe, que não devem ser ignorados mas que não carecem, numa primeira fase, de tratamento por medicação. A defender uma cura mais natural, o espanhol El Confidencial aponta algumas receitas caseiras por que deve optar – acompanhando bastante descanso e muita hidratação, é claro.
Canja: Este é um prato com efeitos anti inflamatórios. Uma pesquisa realizada no Japão garante que a canja de galinha ajuda a reduzir a pressão arterial. Já o Centro Médico da Universidade de Nebrasca aponta que este preparado dificulta o movimento de células do sistema imunológico que se mantêm em zonas infectadas do corpo, onde destroem vírus e bactérias.
Mel: Vários estudos analisam os benefícios do mel enquanto ingrediente que reduz a rapidez com que o vírus da gripe se reproduz. Misturada com limão, vai umedecer e suavizar a garganta. Pelo contrário, o conhecido leite com mel e limão não é aconselhado, uma vez que o leite propicia a produção de mucosas.
Gengibre: Este é o maior aliado contra o frio. As suas propriedades anti-inflamatórias e expectorantes fazem deste o melhor alimento contra qualquer infecção anti respiratória.
Vitamina D: Embora um ponto mais vasto que os outros ‘medicamentos’ citados, cuidar da alimentação tendo em vista a presença de vitamina D é importante, já que reduz em 50% a probabilidade de apanhar infecções respiratórias. Ovos, peixe, azeite ou frutos do bosque são alguns dos alimentos onde a vai encontrar.