Conheça o 'pote da calma', a técnica para acalmar crianças e adultos
O método foi criado por Maria Montessori
© Reprodução / YouTube
Lifestyle Ansiedade
Ansiedade e ataques de raiva são estados que sobrecarregam quem sente. Ferramentas adequadas podem ajudar a lidar com algumas destas situações. Uma técnica criada por Maria Montessori, uma pedagoga e educadora, chamada "pote da calma" é uma dessas alternativas que pode contribuir para aliviar as tensões.
O principal objetivo de Montessori foi criar um método que facilitasse o aprendizado das crianças de maneira divertida. Para alcançar esse objetivo, ela se focou em diferentes atividades que ajudassem as crianças a se relacionar com suas emoções.
O pote da calma também para os pais
A revista 'Pazes' explicou que o pote da calma que Maria Montessori criou não é válido somente para as crianças. Os pais e todos os adultos também podem obter benefícios com essa técnica. Pra nós é muito difícil lidar, absorver, entender e expressar as nossas emoções de maneira adequada. Por isso, seria extremamente benéfico que todos nós colocássemos essa técnica em prática.
+ Saiba o que é listeria, a bactéria que já matou 3 pessoas na Austrália
O pote da calma é um recipiente transparente, pode ser de vidro ou de plástico, dentro do qual se coloca glitter, água, cola e tinta. Melhor ainda é deixar a criança escolher a cor do glitter e permitir que ela mesma faça seu próprio pote da calma.
Se os pais se dedicarem a essa ideia tão divertida junto com os filhos, rapidamente vão perceber que também ficarão encantados. Ao agitar o pote, o glitter se movimenta de uma maneira que hipnotiza e, ao mesmo tempo, acalma. Prende a nossa atenção de tal maneira que nos faz esquecer de tudo, deixa a nossa mente “em branco”.