Descubra 8 rios sagrados ao redor do mundo
Os rios também fazem parte da rota de peregrinos e pessoas em busca de mais conhecimento pessoal e fé
© Reuters
Lifestyle Fé
O rio é uma representação da vida em si, pois, além da água, ao redor dele normalmente se encontra abundância de animais e plantas. E se é de um rio que vem a maior possibilidade para o desenvolvimento de um povo, não é à toa que lhe seja atribuído um significado religioso.
Os rios também fazem parte da rota de peregrinadores e pessoas em busca de mais conhecimento pessoal e fé. Alguns já se tornaram famosos, como o rio Ganges, na Índia, e outros nem tanto, como o rio Whanganui, na Noza Zelândia.
Conheça alguns dos rios sagrados mais conhecidos e reverenciados do mundo:
1. Rio Urubamba
Situado no Peru, era conhecido pelos Incas como Willkamayu (quéchua para “rio sagrado) e percorre muitos dos locais onde há vestígios do Império Inca, como Machu Picchu, Raqch’i e o Vale Sagrado dos Incas.
2. Rio Jordão
Este rio que deságua no Mar Morto é um dos mais importantes do Oriente Médio, passando por quatro países: Israel, Jordânia, Líbano e Síria.
Além disso, é extremamente famoso devido ao seu papel na Bíblia: no Antigo Testamento, os judeus o atravessaram carregando a Arca da Aliança; já no Novo Testamento, volta a aparecer como o rio em que Jesus foi batizado por João Batista.
3. Rio Ganges
É certamente um dos rios sagrados mais famosos do mundo. Os hindus o vêem como a morada da deusa Ganga e acreditam que se banhar no Ganges trará a purificação dos pecados.
Infelizmente, o Ganges também é famoso por ser um dos rios mais poluídos do mundo. Por passar por muitas áreas urbanas, o rio sofre com despejo de esgoto e dejetos industriais. Isso sem contar a poluição causada pela própria peregrinação, pois muitas oferendas são jogadas no rio frequentemente, assim como cadáveres de humanos e animais.
4. Rio Columbia
É o maior rio da América do Norte e considerado sagrado por ser o local que os salmões usam para fazer sua migração.
5. Rio Yamuna
O Yamuna é um dos sete rios sagrados da Índia. Ele nasce no Himalaia bastante limpo, mas durante o seu percurso acaba absorvendo quantidades enormes de lixo industrial, agrícola e de esgoto, se transformando no rio mais poluído do país.
6. Rio Osun
O Rio Osun (também conhecido como Oxum) está localizado na Nigéria e é nomeado como um dos mais famosos Orixás. Oxum foi uma das esposas de Xangô e é orixá dos rios, das cachoeiras, da riqueza e do amor.
7. Rio Whanganui
O Whanganui fica na Nova Zelândia e é também chamado pelos maoris de Te Awa Tupua. É considerado pelos locais como um ancestral vivo, com quem eles têm uma forte conexão espiritual.
Foi por causa disso que em 2017 o Whanganui foi o primeiro rio a ter personalidade jurídica. Isso significa que ele pode ser defendido através de processos judiciais por advogados da tribo e do governo.
8. Rio Bagmati
O Rio Bagmati está localizado no Nepal, atravessando o Vale de Catmandu, e é considerado sagrado tanto por budistas quanto para hindus. Sua importância religiosa para os hindus se destaca especialmente pelos ritos funerários da religião.
De acordo com a tradição hinduísta, o corpo deve ser mergulhado três vezes no Rio Bagmati antes da cremação, e depois as cinzas do morto devem retornar para o rio.
Leia também: 5 principais destinos dos brasileiros que emigram