Elegância no prato: 3 receitas em que o cogumelo é a estrela
Os congumelos mais populares, hoje, certamente são o shiitake e o shimeji, além do cogumelo Paris (champignon)
© Reprodução / Experiência Vegana
Lifestyle fungo delicioso
Os cogumelos entraram na dieta do brasileiro para nunca mais sair. Inicialmente introduzido como substituição da carne na alimentação dos vegetarianos, atualmente ele é quase uma unanimidade mesmo para quem consome carne.
As formas de prepará-los são quase infinitas. Os mais populares, hoje, certamente são o shitake e o shimeji, além do cogumelo Paris (champignon).
Vamos dar aqui três receitas com tipos diferentes de cogumelos e onde eles são simplesmente a estrela do prato. Anote e arrase!
Escondidinho de shimeji
Tradicionalmente o escondidinho é feito com mandioca, também chamada de aipim ou macaxeira dependendo da região do Brasil. Mas você pode substituir também por cará, tubérculo rico em vitaminas do complexo B ou inhame e até batata.
INGREDIENTES
- 2 colheres de sopa de shoyu
- 1 cebola média picada
- 2 carás grande (ou mandioca/aipim/macaxeira)
- 200g de shimeji (branco ou preto)
- 1 colher de sopa de óleo vegetal
- Sal a gosto
MODO DE PREPARO
- Transfira metade do purê para uma assadeira (utilizei uma retangular de 24 x 13 cm) e forre o fundo. Cubra com o refogado de shimeji, e por último, adicione outra camada de purê com o que sobrou;
- Adicione o shimeji, o shoyu e misture tudo. Deixe cozinhar por cerca de cinco minutos, mexendo de vez em quando;
- Enquanto o cará estiver cozinhando, prepare o shimeji. Lave bem os cogumelos em água corrente. Com as mãos separe-os em pedaços menores, reserve;
- Descasque o cará (ou a mandioca) e corte em pedaços pequenos. Leve ao fogo alto numa panela com água e um pouco de sal. Cozinhe até ficar macio;
- Aqueça o óleo vegetal em uma panela e adicione a cebola picada, refogue até ficar translúcida;
- Quando o cará estiver cozido, retire da água e amasse com um garfo até virar purê, ou passe por um espremedor. Caso o purê esteja muito seco, adicione um pouco da água do cozimento. Experimente e adicione mais sal se necessário;
- Leve ao forno preaquecido a 200º C por cerca de 25 minutos, ou ficar dourado por cima.
DICA: Você pode acrescentar ervas a gosto no purê para ficar mais saboroso e cheiroso, como orégano, alecrim e tomilho, por exemplo.
Bobó de Shiitake
Substitua o tradicional bobó de camarão por essa versão onde o Shiitake é a estrela principal.
INGREDIENTES
- Sal a gosto
- 1 vidro pequeno de leite de coco [200ml]
- 3 colheres de sopa de azeite de dendê [se não tiver, pode usar de oliva]
- 1 cebola grande picadinha [aproximadamente 1 xícara generosa]
- 2 xícaras de abóbora descascada e cortada pequeno
- 3 xícaras de aipim descascado e cortado pequeno
- 1 pimentão verde pequeno picadinho
- 150g de shiitake fresco picado
- 1 litro de caldo de legumes [usei caldo feito em casa]
- 1 pimentinha malagueta com semente e tudo ou algumas gotas de molho de pimenta
- Coentro – praticamente 1/2 xícara de coentro picadinho
MODO DE PREPARO
- Em uma frigideira com um pouquinho de dendê ou azeite de oliva, salteie seus shiitakes até que estejam suculentos. Tempere eles com um pouquinho de molho de soja ou sal.
- Tá tudo bem cozidinho? Misture o leite de coco e prove. Já vai sentir aquele gostinho de bobó Se precisar, coloque sal. Se você usou caldo de legumes desses em cubinhos, talvez não precise. É importante provar pra não se afogar em sódio desnecessariamente.
- Agora é a hora do aipim e da abóbora irem pra panela. Refogue tudo bem refogado em fogo médio pra baixo e assim que começar a fritar com mais vigor, adicione o caldo de legumes.
- Em uma panela grandinha, doure a cebola no azeite de dendê até que ela fique macia.
- Acrescente então o pimentão verde e a pimentinha. A minha, colhi da horta aqui de casa – a primeira! É muito orgulho!
- Deixe seus vegetais cozinharem até que a abóbora e o aipim estejam bem macios. Não descuide da panela pra não grudar tudo no fundo! A abóbora vai cozinhar antes e o líquido da panela vai virando um creme aos poucos.
- Desligue o fogo e processe seu bobó. Se tiver um mixer, é só bater ali na panela mesmo. Senão, um processador ou liquidificador funcionarão bem.
- Acrescente o shitake e o coentro picadinho na sua panela de bobó e pronto!
DICA: O melhor acompanhamento pro bobó é o bom e velho arroz.
Cogumelos Paris recheados
Receita perfeita para servir como entrada para um jantarzinho delícia. Os cogumelos ficam lindos e com um ar sofisticado e o preparo é muito rápido, também é uma boa opção de acompanhamento.
INGREDIENTES
- Azeite de oliva
- Salsinha picada
- Farinha de rosca
- Cebola picado
- Cogumelos paris
- Alho picado
- Queijo parmesão
- Sal e pimenta
- Água ou caldo de carne (bem pouquinho)
MODO DE PREPARO
- Desligue o fogo, adicione a farinha de rosca, o queijo ralado, a salsinha e misture bem. Tempere com o sal e a pimenta.
- Polvilhe um pouquinho de sal nos cogumelos, acomode-os em uma forma untada com azeite de oliva e reserve.
- Limpe os cogumelos (dicas abaixo) e com cuidado para não quebrar, retire os talos, assegure-se que há espaço suficiente para rechear, caso seja necessário, usando uma colher pequena, escave um pouco e delicadamente.
- Em uma frigideira coloque azeite de oliva, cebola e alho e refoque ligeiramente, adicione os cogumelos, refogue mais um pouco, acrescente a água ou caldo (+ ou – 3 colheres de sopa), é apenas para não queimar os ingredientes.
- O recheio deve ficar uma pastinha meio esfarelada, recheie os cogumelos e leve para assar em forno pré-aquecido, por 10 a 15 minutos em temperatura média.
Leia também: Aprenda a fazer uma geleia de pimenta deliciosa