Cachaça artesanal: a mais brasileira das bebidas
Conheça alguns tipos de cachaças fabricadas no país
© iStock
Lifestyle brasileiríssima
Feita a partir da cana-de-açúcar, a cachaça faz parte do cotidiano, da cultura e da história brasileira. Estrela do drink mais simbólico do país, a caipirinha, a aguardente ganha cada vez mais apreciadores em todo o mundo.
Cresce no Brasil a produção de cachaças artesanais, que passam por rigorosos processos de armazenamento ou envelhecimento, criando sabores sofisticados. Para ser chamada de envelhecida, a cachaça precisa repousar em barris de até 700 litros por no mínimo um ano.
Conheça alguns tipos de cachaças artesanais existentes no Brasil:
AMBURANA
Essa é a mais suave e adocicada das cachaças. De gole macio (sem queimação) e de baixa acidez, o sabor da Amburana é mais frutado e de especiarias. A bebida tem coloração mais amarelada e combina com doces. Pode ser utilizada para flambar.
CARVALHO
O carvalho é base para bebidas como rum, whisky e conhaque. Ele é responsável por um sabor clássico e amadeirado. A cachaça armazenada no carvalho tem notas de especiarias e uma coloração mais escura e amarelada.
AMENDOIM
Considerada por muitos a cachaça mais nobre, a Amendoim mantém a bebida mais próxima do sabor da cana de açúcar. De colora- ção mais transparente, ela é suave e tem baixa acidez.
BALSAMO
A balsamo é mais seca, adstringente e de gole duro (com queimação). Com sabor forte, ela é rústica e perfumada. De cor amarelada, ela acompanha bem as comidas gordurosas.
Leia também: Dez misturas de frutas para fazer sucos deliciosos