Fotógrafo negro assina capa mais importante da Vogue EUA pela 1ª vez
Com Rihanna, edição britânica também terá primeira mulher negra na capa
© Reprodução / Vogue USA
Lifestyle Moda
Um fotógrafo negro será o responsável pela imagem de capa da Vogue norte-americana pela primeira vez em 126 anos de história da revista. Tyler Mitchell, de 23 anos, assinará a "September Issue", ou edição de setembro, a mais importante e volumosa do ano. Mitchell já era fotógrafo da editora Condé Nast, que publica a Vogue, e ganhou notoriedade quando profissionais mais experientes e famosos da casa, como Bruce Weber e Mario Testino, saíram de cena por envolvimento em escândalos de assédio sexual, denunciados pelo movimento #MeToo.
A estrela da capa, a cantora Beyoncé, foi a responsável pela escolha do profissional. "É importante que eu ajude a abrir portas para artistas mais jovens", afirmou a norte-americana, que recebeu da editora Anna Wintour o controle total sobre a edição, o que acontece pela primeira vez na história da revista.
+ Piauí vence Miss Brasil Mundo 2018 e leva título pela primeira vez
"Quando eu comecei, há 21 anos, disseram que seria difícil estampar capas de revistas porque pessoas negras não vendem. Claramente, foi provado que isso é um mito", contou a cantora, que também tem sua própria matéria na edição. A cantora revela as dificuldades que teve depois da sua primeira gravidez, a cesariana de emergência dos gêmeos Sir e Rumi e o sobrepeso (ela diz que "pesava 100 quilos"). Fala, também, sobre aceitação do corpo, família e sobre o show que fez no festival Coachella.
A Vogue do Reino Unido também dará passos importantes em setembro. A edição terá a cantora Rihanna como capa, a primeira mulher negra na história a ocupar a primeira página da publicação. A edição italiana da revista, por outro lado, teve a iniciativa mais cedo. Em 2008, a editora Franca Sozzani fez um número "all black", somente com modelos negras, como Naomi Campbell, Liya Kebede, Sessilee Lopez e Jourdan Dunn. A edição contou com mais de cem páginas assinadas pelo fotógrafo Steven Meisel. (ANSA)