Morre Gilberto Benetton, um dos fundadores da grife italiana
Empresário italiano faleceu após complicações de uma pneumonia
© Reuters / Remo Casilli
Lifestyle Luto
O empresário Gilberto Benetton, um dos quatro irmãos fundadores da famosa grife italiana de mesmo nome, morreu nesta segunda-feira (22), em decorrência de uma pneumonia, aos 77 anos.
Ele vivia em Treviso, no Vêneto, e estava internado há poucos dias em um hospital da região, quando seu estado de saúde piorou. A data e local do funeral não foram informados. Gilberto fundou sua companhia de moda em 1965 com seus irmãos Luciano, Giuliana e Carlo, que morreu no último mês de julho vítima de um câncer. Em maio de 2015, o patrimônio líquido de Gilberto e cada um de seus irmãos foi estimado pela Forbes em US$2,9 bilhões. A revista o considerou o 12º homem mas rico da Itália.
+ Trump anuncia corte de ajuda a centro-americanos
Ao longo de sua carreira, o executivo italiano foi vice-presidente da Edizione Srl, empresa familiar da Autogrill, foi diretor do Grupo Benetton; da Atlantia; Mediobanca; Pirelli& C; e Allianz. Desde 2012, ele foi incluído no Hall da Fama do basquete italiano por seu sucesso com o clube Benetton Pallacanestro Treviso. "Um grande jogador de Treviso deixa o expoente de uma família de empreendedores que se tornou o próprio símbolo do empreendedorismo", disse o governador da região, Luca Zaia.
Segundo o político, a "família Benetton, desde o início de sua história empresarial, inovou o conceito e métodos de produção, revolucionou as vendas e marketing, criou novos sabores e uma nova linguagem" para o negócio. "Gilberto é um símbolo do made in Vêneto", afirmou. (ANSA)