11 dicas de Harvard para melhorar a sua vida sexual
Com o passar do tempo, a capacidade de comunicação melhora e os tabus diminuem, o que pode ser uma grande vantagem na cama
© DR
Lifestyle Sexo
O corpo muda à medida que envelhecemos e as transformações físicas também influenciam a sexualidade.
Com o passar do tempo, a capacidade de comunicação melhora e os tabus diminuem, o que pode ser uma grande vantagem na cama.
E independentemente da idade, é sempre possível ter uma vida sexual melhor.
+ Cuidados com os ouvidos devem aumentar no verão, alerta especialista
A BBC News publicou uma lista com dicas facilmente aplicáveis, elaborada pela Escola de Medicina da Universidade Harvard:
1. Informe-se
Há muito material disponível sobre problemas sexuais. Procure o que mais se aproxima do seu perfil e garanta que você e o seu parceiro estão bem informados.
2. Dê tempo ao tempo
À medida que envelhecemos, os reflexos sexuais ficam mais lentos. Por isso, demoramos mais a chegar ao orgasmo. É mais fácil conseguir ‘chegar lá’ num ambiente confortável, tranquilo e sem interrupções.
3. Lubrifique-se
É comum que a transição para a menopausa seja acompanhada por secura vaginal, o que pode ser resolvido com gel lubrificante. Estes produtos são úteis para evitar relações sexuais doloridas, que podem resultar em problemas de libido e criar tensão entre casais.
4. Seja afetuoso
Ainda que os problemas na cama preocupem o casal e gerem tensão, abraços e beijos são essenciais para manter os vínculos emocionais e físicos.
5. Pratique o contato
Muitos terapeutas indicam técnicas de contato sensorial para recuperar a intimidade física sem sentir pressão. A ideia é que o casal toque um no outro enquanto cada um se concentra nas suas percepções e sensualidade.
6. Experimente diferentes posições sexuais
Aumentar o repertório de posições, além de tornar o sexo ser mais interessante, pode ajudar a superar alguns problemas. Certas posições tornam mais fácil que a mulher atinja o orgasmo.
7. Escreva as suas fantasias
Explore coisas que considere excitantes para si ou para a pessoa com quem está. Por exemplo, pense em situações que provoquem excitação e as descreva. Esse exercício é especialmente útil para casais com pouco desejo sexual.
8. Experimente fazer os exercícios de Kegel
Os exercícios de Kegel servem para fortalecer os músculos pélvicos e consistem em contrair os músculos que usamos quando tentamos segurar o xixi: mantê-los contraídos por dois ou três segundos e relaxá-los. Faça cinco séries de dez repetições por dia. Este exercício melhora a condição física e a vida sexual.
9. Relaxe
Faça algo que lhe acalme e lhe faça sentir bem antes de começar a relação sexual, como sair para jantar ou praticar exercícios de relaxamento, como os de respiração.
10. Vibradores
Os vibradores podem ajudar as mulheres a conhecerem-se melhor, podendo assim dizer à outra pessoa o que as agrada ou não.
11. Não se renda
Se mesmo tentando todos estes métodos a situação não melhorar, não entre em desespero. Procure o seu médico para que possa lhe ajudar ou vá a um terapeuta sexual capaz de identificar o que está privando de ter uma boa vida sexual.