Confira 3 dicas para fazer um gratinado perfeito
Método é conhecido por adicionar uma leve crocância à superfície da receita
© Divulgação
Lifestyle Culinária
Derivado da palavra em francês, Gratin, o gratinado está presente em inúmeros pratos, dourando e cozinhando os ingredientes e, muitas vezes, adicionando uma leve crocância à superfície da receita.
A prática pode ser realizada com queijos, migalhas de pão, ovos ou manteiga margarina e utilizada, principalmente, em proteínas – carnes e peixes. Também pode ser aplicada em preparos típicos de massas e até de outros tipos de alimentos, como a batata ou alguns legumes, por exemplo. Além disso, ainda traz mais cor e sabor aos seus pratos.
Ah! Nem sempre conseguimos chegar ao resultado perfeito. A distância entre o alimento e o topo do forno precisa ser precisa, senão, o tempo necessário para dourar aumenta e a sua receita pode passar do ponto ou até queimar. Por isso, é importante saber qual é o jeito certo de realizar este método.
+ Pão de minuto: aprenda a fazer esta delícia que não dá trabalho
+ Aprenda a melhorar humor e saúde através de seu intestino
Confira três dicas importantes para conseguir um gratinado de dar água na boca:
Preaqueça o grill do forno até o metal ficar incandescente, para acelerar o processo de dourar e evitar que o alimento passe do ponto;
Pincele levemente os alimentos com óleo para acelerar o ganho de cor e aumentar os sabores. Limpe qualquer excesso para evitar que bolhas estourem;
Coloque a superfície do alimento perto do elemento de aquecimento, a cerca de 2,5 cm de distância, e verifique com frequência, assim que começar a ganhar cor, ou a cada minuto ou menos. Vire ou retire o alimento assim que obter a cor desejada. Se necessário, termine o cozimento dentro do forno com o grill desligado.
Agora coloque em prática o aprendizado com uma receita de Parafuso Gratinado de Queijo e Bacon, sugerida pela Fortaleza.
Ingredientes:
2 xícaras de macarrão parafuso
150g de bacon em cubos
½ cebola picadinha
½ xícara de ervilhas
1 caixa de creme de leite
70g de queijo minas padrão
70g de queijo gouda
Alecrim a gosto
Sal, pimenta do reino moída e noz moscada em ralada a gosto
Modo de Preparo:
- Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente, de acordo com as instruções de preparo da embalagem. Rale os queijos no ralo grosso, misture e reserve.
- Em uma panela funda, doure o bacon na sua própria gordura. Acrescente a cebola e refogue.
- Escorra e descarte o excesso de óleo. Abaixe o fogo e acrescente o creme de leite, a ervilha e 2 colheres de sopa da própria água em que foi cozido o macarrão. Junte metade da mistura de queijos e misture. Tempere com sal, pimenta do reino moída, noz moscada ralada e alecrim a gosto.
- Junte o macarrão já escorrido e envolva-o inteiramente com o molho. Leve a um refratário untado com um fio de azeite. Coloque por cima a outra metade da mistura dos queijos ralados. Leve ao forno médio para gratinar.