Conheça sete superpoderes do tomate
Além de ser um fruto repleto de nutrientes, o tomate também tem diversos benefícios como manter uma pele jovem e saudável
© DR
Lifestyle SUPERALIMENTO
O tomate é uma das frutas mais versáteis que pode incluir na sua alimentação. Pode consumi-lo em saladas ou como tempero no arroz ou na massa, ou simplesmente comê-lo cru como um snack. Independente da forma, o alimento é supernutritivo e possui diversas propriedades pouco conhecidas.
Reconhecido por ser um alimento rico em licopeno, que contém um forte ação antioxidante, e vitaminas do complexo A e B, o tomate também possui minerais extremamente importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose.
1. Proteção Solar
O tomate é rico em licopeno, um antioxidante que ajuda a proteger a pele dos danos causados pela luz do sol. Uma vez no organismo, o licopeno torna a pele menos sensível aos danos dos raios ultravioletas, uma das principais causas de linhas finas e rugas no rosto.
2. Pele sempre saudável
O consumo frequente do alimento ajuda a manter uma ótima textura e saúde da pele, já que ajuda a minimizar os poros dilatados, a curar o acne e erupções cutâneas ou até a tratar pequenas queimaduras.
3. Melhora a visão
Com uma alta quantidade de vitaminas A e C, o fruto melhora bastante a visão e ainda pode reduzir o risco de desenvolver cataratas.
4. Saúde dos ossos
Devido à presença de vitamina K e cálcio, o tomate ajuda a fortalecer e reparar os ossos. O licopeno presente na composição do alimento ajuda a melhorar a massa óssea, combatendo a osteoporose.
5. Reduz problemas capilares
A acidez e vitaminas do tomate ajudam no equilíbrio dos níveis de pH do cabelo, além de fortalecer, proporciona brilho para fios opacos, danificados e sem vida.
6. Ajuda a reduzir níveis de açúcar no sangue
É fonte do mineral cromo, que pode ajudar os diabéticos a regular os níveis de açúcar no sangue.
7. Previne o câncer
Um estudo publicado no Jornal do Instituto Nacional do cancro sugere que comer mais tomate reduz o risco da doença em órgãos como próstata, pulmão e estômago, entre outros.
8. Melhora o sono
De acordo com um estudo da Universidade da Pensilvânia, aqueles que consomem mais licopeno dormem melhor, comparativamente a quem não consome tomate.
9. Reduz a pressão arterial
O licopeno, a Vitamina C e outros antioxidantes presentes no fruto são conhecidos por melhorar a saúde cardiovascular. Outro fator importante é que o tomate é rico em potássio, ajudando a baixar a pressão arterial.
10. Reduz a dor crônica
Devido à presença de agentes anti-inflamatórios como bioflavonoides e carotenoides, o tomate pode ajudar a diminuir a incidência de dores crônicas. O consumo do fruto ajuda ainda a reduzir a inflamação.