Preservativo muda de cor em contato com DSTs
Uma fina camada com moléculas que mudam de cor permite ao preservativo que mude de cor quando se depara com diferentes tipos de vírus
© PixaBay
Mundo Invenção
Um grupo de adolescentes ingleses criou um preservativo que muda de cor quando entra em contacto com Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A invenção foi a vencedora na categoria Saúde do TeenTech Awards, em Londres, na Inglaterra.
O preservativo, a que os jovens de 13 e 14 anos deram o nome de 'S.T.EYE', contém uma fina camada cheia de moléculas que mudam de cor ao se depararem com diferentes tipos de vírus, como relata o The Independent.
Por exemplo: fica verde se for clamídia, amarelo em caso de herpes genital, roxo na presença do Papiloma Vírus Humano (PVH) e azul nos casos de sífilis.
"Queríamos criar
algo que detectasse as DSTs da forma mais segura possível, para que as pessoas possam agir imediatamente na privacidade das suas casas sem ter de passar pelos procedimentos invasivos dos médicos”, explicou Daanyall, um dos jovens inventores, ao The Independent.
Como prêmio, os jovens receberam 1 mil libras (cerca de R$ 4,8 mil) e uma visita ao Palácio de Buckingham, residência oficial da família real britânica.