Malala completa 18 anos com inauguração de escola para refugiadas
O Fundo Malala financiou o projeto de escola, no Vale de Bekaa, perto da fronteira síria
© Reuters
Mundo Ativismo
Malala Yousafzai, a paquistanesa mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz, comemorou seu aniversário de 18 anos, no Líbano, neste domingo (12), abrindo uma escola para garotas sírias refugiadas. A ativista pediu aos líderes mundiais para investir em "livros, não em balas".
Malala se tornou um símbolo da defesa dos direitos humanos e das mulheres após levar um tiro de membros do Taliban em um ônibus escolar no Paquistão em 2012 e por lutar pelo direito de garotas à educação. Em 2014, Malala foi laureada com o Prêmio Nobel.
O Fundo Malala, organização não-governamental que apoia projetos de educação local, financiou o projeto de escola, no Vale de Bekaa, perto da fronteira síria, que abriga até 200 garotas, de 14 a 18 anos.
O Líbano abriga cerca de 1,2 milhão dos 4 milhões de refugiados que fugiram da guerra da Síria. Cerca de 500 mil crianças sírias com idade escolar encontram-se no Líbano, segundo o Brasil Post, mas apenas um quinto delas recebem educação formal.
"Eu decidi estar no Líbano pois eu acredito que as vozes dos refugiados sírios precisam ser ouvidas e elas têm sido ignoradas por muito tempo", disse Malala à Reuters.