Protesto na fronteira Colômbia-Venezuela deixa uma pessoa morta
Esse foi o primeiro protesto contra a falta de combustível nessa região do país, que tradicionalmente era abastecida pela Venezuela
© Reuters
Mundo Vizinhos
Pelo menos uma pessoa morreu e três ficaram feridas nessa segunda-feira em La Guajira, na Colômbia, na fronteira com a Venezuela, durante protesto de mototáxis contra a falta de gasolina, informa a imprensa local.
Segundo o Diário do Norte, os confrontos ocorreram no município de Distracción, quando mototáxis bloquearam uma rua que une La Guajira à cidade de Valledupar e entraram em confronto com a polícia.
Esse foi o primeiro protesto contra a falta de combustível nessa região do país, que tradicionalmente era abastecida pela Venezuela.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, determinou, em agosto do ano passado, o fechamento da principal passagem entre as cidades venezuelanas de San Antonio e Ureña com a colombiana Cúcuta. A medida foi adotada para combater o contrabando e a violência paramilitar na área.
Posteriormente, Maduro ampliou o fechamento da fronteira entre os estados de Zulia e Apure, na Venezuela, vizinhos de La Guajira e Arauca, na Colômbia.
Maduro afirmou que, com o fechamento da fronteira, poupou “milhões de dólares na extração de combustível” para o país vizinho, um negócio rentável devido à diferença de preço entre a Venezuela, com a gasolina mais barata do mundo, e a Colômbia. Com informações da Agência Brasil.