Levantamento de restrições deve ser extremamente cuidadoso, alerta OMS
O diretor-geral da OMS apontou ainda que o risco de um regresso ao confinamento obrigatório "continua a ser muito real".
© DR
Mundo Covid-19
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou, nesta quarta-feira, sobre o risco que enfrentam os países que se encontram levantando medidas restritivas impostas devido à pandemia de Covid-19.
"O risco de regresso ao confinamento continua a ser muito real se os países não gerirem a transição de uma forma extremamente cuidadosa e por fases", afirmou, durante a coletiva online, em Genebra.
Tedros Adhanom Ghebreyesus voltou também a lembrar o conjunto de passos recomendados pela organização que os países devem tomar antes de começarem a levantar medidas de restrição pensadas para controlar a incidência do vírus, tais como, pontos de monitoramento da doença e sistemas de prevenção.
"As more & more countries consider how to ease so-called lockdown restrictions, I want to reiterate the 6⃣ criteria that WHO recommends countries consider:1⃣that surveillance is strong, #COVID19 cases are declining & transmission is controlled"-@DrTedrospic.twitter.com/i1iHcQo0oE
— World Health Organization (WHO) (@WHO) May 6, 2020
O diretor-geral da OMS anunciou que irá realizar um plano de "pós-ação" da organização para a pandemia. Contudo, afirmou que "enquanto o fogo estiver ativo", o foco "não deve estar divido".