Fogo amigo atinge navio militar do Irã, deixando 19 mortos e 15 feridos
O episódio, descrito pelas autoridades do país persa como um erro, gerou protestos contra o regime encabeçado pelo aiatolá Ali Khamanei
© Reuters
Mundo Violência
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um navio de guerra iraniano disparou contra outra embarcação durante um exercício militar no golfo de Omã no domingo (10), deixando 19 tripulantes mortos e outros 15 feridos.Em comunicado emitido nesta segunda-feira (11), o Exército do Irã disse se tratar de um "acidente".
Segundo a emissora estatal IRIB, a fragata Jamaran disparou um míssil contra um alvo de treinamento, mas acabou atingindo a embarcação de apoio Konarak. Não está claro se o navio atingido chegou a afundar.
O golfo de Omã é uma região altamente militarizada devido à sua importância geopolítica. Trata-se de um ponto de passagem para o estreito de Ormuz, por onde é transportado cerca de um quinto da produção mundial de petróleo.
Nos últimos anos, o local registrou diversas escaramuças entre embarcações dos Estados Unidos e do Irã, elevando a tensão no Oriente Médio.O acidente deste final de semana ocorre aproximadamente quatro meses depois de as Forças Armadas do Irã derrubarem um avião ucraniano em Teerã, matando 176 pessoas, durante uma série de bombardeios contra bases americanas no Iraque em retaliação ao assassinato do general Qassem Soleimani.
O episódio, descrito pelas autoridades do país persa como um erro, gerou protestos contra o regime encabeçado pelo aiatolá Ali Khamanei.
Veja também: Europa reabre com queda de mortes de até 70%