Carson: americanos não terão holocausto porque têm armas
Republicano compara defensores de leis mais severas a regime nazista. Desarmar povo é primeiro passo para instaurar tirania, diz pré-candidato
© Reuters
Mundo Republicano
Ben Carson, na disputa pela candidatura republicana para as eleições presidenciais americanas em 2016, disse que os americanos nunca terão a mesma sorte dos judeus na Alemanha nazista porque estão armados.
O neurocirurgião aposentado foi interrogado nesta sexta-feira (9) pelo National Press Club de Washington após ter comparado na quinta-feira aqueles que defendem leis mais firmes no controle de armas de fogo com regimes totalitários, como o nazista de Adolfo Hitler.
O candidato, que está em terceiro lugar nas intenções de voto nas primárias republicanas, atrás de Donald Trump e Carly Fiorina, sugeriu em entrevista à emissora CNN que se os judeus estivessem armados durante o Terceiro Reich, teriam podido se defender e, então, o holocausto não teria ocorrido.
"O que quis dizer", explicou o conservador de 64 anos, "é que quando instauram tiranias, o primeiro que tentam é desarmar o povo e é exatamente o que aconteceu na Alemanha nos anos 1930".
Por isso, "nunca ocorrerá algo igual nos Estados Unidos porque estão armados", concluiu este fervoroso defensor do porte de armas.
As declarações foram feitas em um momento em que os Estados Unidos discute o controle de armas depois de vários tiroteios em diferentes universidades do país nos últimos meses, segundo G1.