Biden e Obama criticam forma como Trump tem gerido crise do coronavírus
Ambos criticaram a falta de sentido de responsabilidade de Trump e a sua ausência de ligação às pessoas.
© DR
Mundo Coronavírus
Joe Biden e Barack Obama se encontraram recentemente para discutir os principais desafios que os Estados Unidos enfrentam. Um encontro que respeitou as regras de distanciamento social. Este foi o primeiro encontro de ambos desde que começou a campanha para as eleições presidenciais de novembro e tanto Biden como Obama criticaram a forma como Donald Trump tem gerido a crise do coronavírus.
Segundo a CNN, o encontro decorreu no escritório de Obama em Washington no passado dia 11 de junho. A campanha de Joe Biden, o possível candidato democrata às eleições, divulgou um pequeno vídeo desse encontro nesta quarta-feira. O vídeo completo será divulgado nesta quinta-feira.
Sem mencionarem uma única vez o nome de Trump, não é difícil perceber que é do presidente americano que Biden e Obama estão falando. “Consegue imaginar quando era presidente dizer ‘Não é a minha responsabilidade. Eu não assumo a responsabilidade’. Literalmente. Literalmente”, afirmou Biden para Obama.
“Essas palavras não saíram das nossas bocas quando exercíamos os nossos cargos”, respondeu Obama.
Ambos referiam-se a uma declaração de Trump em março quando foi confrontado com o atraso na realização de testes. “Não, eu não assumo a responsabilidade de todo”, frisou o presidente dos Estados Unidos então.
Da falta de responsabilidade, Biden e Obama passaram para a ausência de ligação com as pessoas. “Não. Eu não compreendo a sua incapacidade em entender aquilo que as pessoas estão vivendo. Ele simplesmente não consegue sentir de forma alguma” nessas pessoas, disse Joe Biden.
Obama aproveitou para elogiar a capacidade de Biden em estabelecer ligações com as pessoas. “Uma das coisas que sempre soube sobre você, Joe, a razão pela qual quis que fosse meu vice-presidente, e razão pela qual foi tão eficaz… tudo começa na com a tua capacidade de se colocar no lugar” das pessoas, sublinhou o antecessor de Trump na presidência dos Estados Unidos.
“Se consegue sentar com uma família e ver neles a tua família e as tuas lutas ou as lutas pelas quais passaram os teus pais ou pelas quais passam os teus filhos. Se consegue relacionar essas lutas com as lutas de outros, então vai lutar arduamente por eles. E isso foi sempre o que te motivou para entrar no serviço público”, acrescenta Obama ao dirigir-se a Biden.
Durante o encontro, Biden e Obama também falaram sobre a economia americana. De acordo com a CNN, os dois não discutiram os possíveis candidatos de Biden para uma eventual vice-presidência.