Aumentam suspeitas de cooperação entre os EUA e o Estado Islâmico
Há vários relatos de cidadãos que dizem ter visto vídeos de propaganda do Estado Islâmico com os Estados Unidos como 'aliados'
© DR
Mundo Tropas
O Estado Islâmico é um dos principais focos das grandes potências mundiais, que o querem erradicar para pôr fim a atos como os atentados de 13 de novembro em Paris.
Surgem, no entanto, novas suspeitas que questionam a participação dos EUA no combate ao Daesh, como o grupo também é conhecido. Conta o Washington Post que da parte do Iraque chegam diversos relatos que apontam para uma cooperação entre os norte-americanos e os terroristas na Síria.
Em causa estão relatos de combatentes iraquianos que garantem ter visto vídeos de propaganda do EI, onde estes recebem armamento proveniente dos EUA, transportado através de helicópteros norte-americanos. Há até quem diga que existem ligações familiares entre os soldados do Daesh e as tropas americanas. "Não há dúvida nestas acusações", garantiu ao jornal americano Mustafa Saadi, um dos comandantes dos militantes xiitas.
A estes testemunhos se juntam relatos de cidadãos iraquianos que garantem ter assistido a operações conjuntas entre as duas forças, alegando que esse suporte americano servirá para facilitar a afirmação do controle dos EUA sobre o Iraque, para a partir daí ter acesso facilitado a bens como o petróleo.