Vaticano sob segurança máxima para Jubileu "na era do Estado Islâmico"

O evento trata-se do 29.º Jubileu na história da Igreja Católica, convocado pelo papa Francisco e centrado na misericórdia de Deus

© Lusa

Mundo Igreja 06/12/15 POR Notícias ao Minuto

As autoridades italianas apresentaram um importante dispositivo de segurança em torno dos eventos do Jubileu, que começam na próxima terça-feira, no Vaticano, o primeiro "na era da organização Estado Islâmico (EI)".

PUB

"Nós classificamos os eventos em torno da Basílica de São Pedro, e de outras, em cinco categorias de segurança -- de 0, para aqueles com menos de 30 mil pessoas, até 4 para os que podem concentrar cerca de 300 mil", explicou o prefeito de Roma, Franco Gabrielli, responsável pela coordenação da gestão do evento.

A cada nível corresponde um grau de segurança, prevendo mais policiais, voluntários da proteção civil ou de ambulâncias e médicos. "A principal sala de controle será a da polícia municipal de Roma, que estará ligada a todas as outras, como bombeiros ou empresas de transporte e de eletricidade", indicou Gabrielli. "Já procedemos à realização de exercícios nos locais de possíveis atentados, aumentamos o treino dos nossos operacionais e tudo isso me leva a ser otimista", completou.

Cerca de 2.000 policiais e forças da ordem vão reforçar a segurança na capital italiana durante o Jubileu, "mesmo não tendo qualquer informação relativa a um alerta específico" de um ato terrorista, afirmou Franco Gabrielli, que recentemente invocou que este será o primeiro Jubileu "na era do EI".

"Estamos vigilantes mas não em pânico", ressalvou, apelando que "risco zero" é algo que "não existe" e que Roma e o Vaticano têm se confrontado com a ameaça terrorista há anos Uma associação denominada "Defendamos a Itália do terrorismo" organizou com o apoio de especialistas da polícia uma formação de "sentinelas antiterrorismo" para 500 pessoas em Roma, que incluíram taxistas, voluntários da proteção civil e funcionários das empresas de transportes públicos.

O evento trata-se do 29.º Jubileu na história da Igreja Católica, convocado pelo papa Francisco e centrado na misericórdia de Deus. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo Peru Há 23 Horas

Coreano é capturado com centenas de tarântulas no corpo no Peru

Mundo Caso Pelicot Há 15 Horas

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe

Mundo Malcolm X 16/11/24

Filhas de Malcolm X processam CIA e FBI pela morte do ativista

Mundo Le Pen Há 9 Horas

Promotoria da França pede cinco anos de prisão e de inelegibilidade contra Le Pen

Mundo Médio Oriente Há 22 Horas

Pelo menos 59 mortos em 24h em mais de cem ataques israelitas no Líbano

Mundo Paris Há 16 Horas

Funcionários reféns em pizzaria em Paris foram libertados; homem detido

Mundo Paris Há 16 Horas

Funcionários reféns em pizzaria em Paris foram libertados; homem detido

Mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Urso 'assalta' loja de doces; vídeo