Tremor de magnitude 6,2 é registado no nordeste do Afeganistão
O abalo, com epicentro a cerca de 280 quilômetros a nordeste da capital afegã, Cabul, registou-se às 23h44 locais (17h14 em Brasília)
© DR
Mundo Cabul
Um tremor de magnitude 6,2 foi hoje registado no nordeste do Afeganistão, perto da fronteira com o Paquistão e o Tadjiquistão, anunciou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Informações divulgadas por agências internacionais referem que o sismo fez edifícios balançarem na capital paquistanesa, Islamabad, havendo utilizadores da rede social Twitter residentes em Nova Deli que afirmam ter sentido o abalo.
Em outubro, um terramoto de magnitude 7,5 fez-se sentir em todo o Paquistão e no Afeganistão, causando cerca de 400 mortos.
Para muitas pessoas do Paquistão, o sismo de outubro passado evocou memórias traumáticas de um outro, com 7,6 graus de magnitude, que atingiu o país em outubro de 2005, matando mais de 75.000 pessoas e desalojando cerca de 3,5 milhões.
O Afeganistão é frequentemente atingido por terremotos, especialmente na cordilheira Hindu Kush, muito próxima da junção das placas tectônicas euroasiática e indiana.
No Nepal, um sismo ocorrido em abril e um forte abalo registado em maio mataram mais de 8.900 pessoas.