Ucrânia suspende acordo de livre comércio com a Rússia
A suspensão do acordo de livre comércio, que implica na introdução imediata de tarifas aduaneiras, vai vigorar até 31 de dezembro de 2016
© Lusa
Mundo Importação
A Ucrânia suspendeu neste sábado (02) o acordo de livre comércio com a Rússia e proibiu, a partir de 10 de janeiro, a importação de uma série de produtos russos em resposta a iguais medidas tomadas por Moscou na sexta-feira.
Segundo um regulamento governamental, a suspensão do acordo de livre
comércio, que implica na introdução imediata de tarifas aduaneiras, vai vigorar até 31 de dezembro de 2016. Já o veto às importações de produtos russos vai prolongar-se até 05 de agosto ou até que a Rússia levante o embargo imposto às importações de produtos alimentares e outros produtos ucranianos.
A proibição ucraniana afeta as importações de vodca, cerveja, carnes bovina, suíça e de aves, pescado, produtos lácteos, chocolates, doces, massas, molhos e também alimentos para cães e gatos. Além disso, continuam também vetadas as importações de shampoos e géis, cigarros com filtro, fertilizantes agrícolas, locomotivas a diesel e elétricas e equipamentos para as vias férreas.
A Rússia explicou as suas medidas restritivas contra Kiev, que entraram em vigor em 01 de janeiro, com a necessidade de defender o seu mercado interno antes da entrada em vigor da parte econômica do acordo de associação entre a Ucrânia e a União Europeia.