EUA condenam decisão do presidente de Ruanda de se recandidatar

"Estamos particularmente preocupados com as mudanças que favorecem um indivíduo em detrimento do princípio de transição democrática", conclui o porta-voz do Departamento de Estado

© DR

Mundo Mandato 03/01/16 POR Notícias Ao Minuto

Os Estados Unidos criticaram, no sábado (2), a intenção do Presidente de Ruanda, Paul Kagame, de se candidatar a um terceiro mandato, manifestando "profunda desilusão" e preocupação.

PUB

Washington e a União Europeia têm vindo a expressar o seu desacordo em relação à decisão de Kagame e apelaram ao seu afastamento em 2017, de modo a permitir novos atores e o florescimento da democracia.

"Com esta decisão, o Presidente Kagame ignora a oportunidade histórica de reforçar e solidificar as instituições democráticas que o povo do Ruanda luta para estabelecer há mais de 20 anos", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, em comunicado.

Na sexta-feira (1), Kagame anunciou que iria concorrer novamente, de acordo com uma revisão constitucional que contou com apoio maioritário num referendo.

Os eleitores aprovaram, no referendo de 18 de dezembro, uma revisão constitucional que permite a Kagame, de 58 anos, candidatar-se a um excepcional terceiro mandato em 2017.

Por conseguinte, as novas regras permitem que se candidate a outros dois mandatos de cinco anos, até 2034, cimentando o seu poder no país que controla desde que as suas forças rebeldes puseram fim ao genocídio de 1994, que matou 800 mil pessoas.

"Os Estados Unidos acreditam que transições constitucionais de poder são essenciais para democracias fortes e que os esforços dos titulares para mudar as regras de modo a ficarem no poder enfraquecem as instituições democráticas", afirma Kirby.

"Estamos particularmente preocupados com as mudanças que favorecem um indivíduo em detrimento do princípio de transição democrática", conclui.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo RÚSSIA-UCRÂNIA 21/11/24

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

Mundo RÚSSIA-UCRÂNIA 21/11/24

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

Mundo França 21/11/24

Paris acordou pintada de branco! As imagens da neve na cidade do amor

Mundo EUA 21/11/24

Homem é morto por policial em casa após ligar para emergência nos EUA

Mundo Previsões do futuro 21/11/24

Previsões precisas de videntes pouco conhecidos

Mundo ISRAEL-HAMAS 21/11/24

TPI emite mandado de prisão contra Netanyahu e líder do Hamas considerado morto por Israel

Mundo China 21/11/24

Veja presentes do líder da China, Xi Jinping, ao Brasil

Mundo UCRÂNIA-RÚSSIA 21/11/24

Arma anunciada por Putin está em centro de polêmica

Mundo EUA 21/11/24

Equipe de Trump tem primeira baixa e escolhido para Departamento de Justiça renuncia à indicação

Mundo País de Gales 22/11/24

Jovem milionário mata o melhor amigo em ataque planejado no Reino Unido