Alerta de tsunami é emitido na Nova Zelândia após sismo de magnitude 8,1
Este é o terceiro e mais elevado abalo registrado nas últimas 24 horas na Nova Zelândia
© DR
Mundo Nova Zelândia
A Nova Zelândia voltou a sofrer mais um abalo sísmico, o terceiro no espaço de 24 horas e o mais poderoso. De acordo com o U.S. Geological Survey (USGS), o abalo ocorreu às 16h28 desta quinta-feira em Brasília (6h28 de sexta-feira na Nova Zelândia) e teve uma magnitude de 8,1 na escala de Richter.
O epicentro do novo terremoto foi registrado ao largo das ilhas Kermadec e a uma profundidade de 19,4 quilômetros.
Muitos dos habitantes na costa da ilha norte da Nova Zelândia receberam indicações para irem para terreno alto, tendo em conta a possibilidade de um tsunami, adianta o New Zealand Herald.
"As pessoas que vivem na costa, desde a Baía das Ilhas a Whangarei, de Matata a Tolaga Bay, e na ilha da Grande Barreira devem ir imediatamente para terreno elevado mais próximo, fora das zonas de evacuação de tsunami, ou o mais para o interior do território possível", avisou a National Emergency Management Agency.
TSUNAMI WARNING issued following Kermadecs earthquake. People near coast from the BAY OF ISLANDS to WHANGAREI, from MATATA to TOLAGA BAY, and GREAT BARRIER ISLAND must MOVE IMMEDIATELY to nearest high ground, out of all tsunami evacuation zones, or as far inland as possible
— National Emergency Management Agency (@NZcivildefence) March 4, 2021