Meteorologia

  • 05 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Migrações: Macedônia encerra fronteira com a Grécia

Cerca de 600 migrantes estavam na altura do lado grego da fronteira, aguardando para passar para a Macedônia

Migrações: Macedônia encerra fronteira com a Grécia
Notícias ao Minuto Brasil

15:58 - 20/01/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Bloqueio

A Macedônia encerrou a fronteira com a Grécia à passagem de migrantes, bloqueando centenas de pessoas em território grego, anunciou hoje a polícia local.

"A fronteira está encerrada", disse um responsável policial à agência France Presse, depois de um porta-voz da polícia grega ter informado que a fronteira está fechada desde terça-feira à noite.

Cerca de 600 migrantes estavam na altura do lado grego da fronteira, aguardando para passar para a Macedônia, segundo o porta-voz.

Uma das rotas seguidas pelos migrantes que pretendem chegar à Europa do Norte começa na Grécia passando pela Macedônia, Sérvia e Croácia, seguindo, sobretudo desde que a Hungria encerrou as suas fronteiras, pela Eslovênia até à Áustria.

A fonte policial macedônia justificou a medida com um problema com os trens da Eslovênia, mas a companhia ferroviária eslovena, Slovenske Zeleznice (SZ), assegurou que o serviço está a funcionar com normalidade.

A empresa indicou apenas no seu 'site' que um problema técnico causou perturbações de tráfego na fronteira com a Croácia e que os comboios foram substituídos por autocarros, permitindo que os migrantes "estejam a viajar sem problemas".

A Sérvia, por seu lado, anunciou que a partir de hoje só vai permitir a travessia do seu território aos migrantes que pretendam obter asilo na Alemanha ou na Áustria.

A decisão foi uma resposta a declarações de responsáveis austríacos na semana passada sobre a intenção de, à semelhança da Alemanha, não permitir a entrada de migrantes que pretendam obter asilo na Escandinávia.

Por outro lado, o ministro do Interior sérvio, Nebojsa Stefanovic, disse hoje que se a Alemanha, Áustria e Croácia decidirem encerrar as fronteiras, Belgrado fará o mesmo.

Campo obrigatório