Meteorologia

  • 04 JANEIRO 2025
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quem são os guardas que protegem o Papa?

Nesta sexta-feira (22), completam 510 anos da criação da famosa Guarda Suíça

Notícias ao Minuto Brasil

17:47 - 22/01/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Curiosidades

Ano de 1506. O Papa Júlio II, conhecido pela sua determinação, sentiu a necessidade de ter consigo uma guarda pessoal, uma vez que os inimigos que tinha eram mais do que muitos.

Assim, o Sumo Pontífice pediu ao rei católico da Suíça que lhe dispensasse um grupo de soldados para constituírem a sua guarda pessoal, pedido que foi aceite. No dia 22 de janeiro, chegaram ao Vaticano 150 soldados suíços sob o comando do capitão Kaspar von Silenem.

Hoje em dia, os novos guardas são admitidos apenas no dia 6 de maio.

Para se poder entrar para a conceituada Guarda Suíça é necessário ter, no mínimo, 1,74 metros de altura, ser católico, ser licenciado ou ter o ensino médio concluído, ter entre os 18 e os 30 anos e ser solteiro – apenas os cabos, sargentos e oficiais podem ser casados.

Depois da admissão, o ‘contrato’ é renovado a cada dois anos durante o máximo de 20 anos. Os guardas têm também de ter concluído o serviço militar.

Quando são admitidos, os novos guardas prestam juramento ao Papa com a mão direita levantada e três dedos abertos, o que representa a Santíssima Trindade.

Campo obrigatório