A polícia norte-americana divulgou um vídeo que mostra parte da operação que levou a detenção de seis ativistas armados que ocupavam instalações de um parque natural em Oregon, Estados Unidos, e à morte de um dos manifestantes.
PUB
Depois desta primeira intervenção as autoridades policiais do condado de Harney exigiram a retirada dos últimos ocupantes, para evitar “um banho de sangue” e até o líder do protesto, detido, já apelou aos ocupantes que ainda se mantém no parque para se desmobilizarem.
"Aos que permanecem no refúgio, amo-vos", disse Ammon Bundy, num comunicado distribuído pelo seu advogado, Michael Arnold. "Por favor, saiam. Vão para casa e abracem as vossas famílias. Esta luta é nossa, mas agora nos tribunais.
Segundo o Washington Post ainda há hoje ocupantes no parque natural e as linhas de comunicação com o FBI para tentar a negociação da saída permanecem abertas.
A ocupação da reserva natural de Malheur começou no dia 2 de janeiro e teria sido motivada em protesto contra o impedimento de um rancheiro local de levar as suas 600 cabeças de gado a pastar numa propriedade federal quando os Serviços de Pescas e Vida Selvagem dos Estados Unidos instalaram ali uma vedação.