Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Polícia espanhola apreendeu 122 quilos de precursor da anfetamina

As pesquisas levaram os agentes, no fim de 2015, até uma casa rural situada em uma pequena localidade da província de Alicante

Polícia espanhola apreendeu 122 quilos de precursor da anfetamina
Notícias ao Minuto Brasil

09:54 - 06/02/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Detenção

A Polícia espanhola confiscou 122 quilos de APAAN, um precursor da anfetamina, em uma operação na qual foi desmantelado um laboratório de fabricação de drogas sintéticas em uma casa rural da província de Alicante (Espanha) e detidos três britânicos e um holandês.

Segundo um comunicado da direção-geral da Polícia espanhola, os quatro detidos são membros de uma organização responsável pela produção, distribuição e venda de entorpecentes.

Esta operação se traduziu na maior apreensão de APAAN entre as realizadas na Europa desde que esta substância foi incluída nas listas da Convenção das Nações Unidas. As investigações, realizadas conjuntamente pela britânica National Crime Agency (NCA), sob a direção do tribunal de Instrução número três de Denia (Alicante), começaram em 2014 e permitiram a detenção de outras 12 pessoas, tanto na Espanha como no Reino Unido, envolvidas em atividades de narcotráfico da organização.

As pesquisas levaram os agentes, no fim de 2015, até uma casa rural situada em uma pequena localidade da província de Alicante, onde foi localizado um laboratório clandestino de produção de drogas sintéticas no qual confiscaram quase 122 quilos de APAAN (alfa-fenilacetoacetonitrilo), e foram detidas duas pessoas.

Os polícias averiguaram que os dois detidos realizavam pequenas compras de substâncias em um laboratório, que posteriormente levavam para um apartamento de Altea e a partir dali para a casa rural, onde tinham o laboratório instalado.

Posteriormente, os investigadores tiveram conhecimento de que o principal investigado e cabeça da organização, que se encontrava fora de Espanha no momento da apreensão da APAAN, tinha previsto regressar a Espanha para se desfazer das suas propriedades e abandonar definitivamente o país.

Além do APAAN, foi apreendido material de laboratório e recipientes, ácido sulfúrico, um saco com 'marijuana', uma pistola, material informático e telefones móveis.

Campo obrigatório