Milhares de alemães esperam para acolher refugiados na estação de Berlim
Guerra na Ucrânia já fez mais de um milhão de refugiados.
© Getty Images
Mundo Refugiados
A solidariedade dos alemães para com os refugiados foi demonstrada nesta quinta-feira, quando milhares de pessoas se juntaram na estação central de Berlim para aguardar e acolher os refugiados ucranianos que estão fugindo da guerra.
Mais de um milhão de ucranianos já fugiram do país, devido à invasão russa, e a maioria está atravessando a fronteira na Polônia, Romênia e Moldávia.
Vários países mostraram-se disponíveis para acolher refugiados ucranianos, e empresas de transporte estão oferecendo viagens a quem chega vindo da guerra.
Na noite passada, amontoaram-se voluntários na estação central de Berlim, com cartazes dizendo: "Quarto grande, uma a três pessoas, fique o tempo que quiser", ou "posso acolher duas pessoas!".
Thousands of people in Berlin have gone to the central train station to offer fleeing Ukrainians a place to stay. Really moving. pic.twitter.com/OReuMnHcfk
— Marcel Dirsus (@marceldirsus) March 3, 2022
Uma dessas pessoas, com um cartaz que lia "uma mãe, duas crianças, quatro a seis semanas", era Margot Baldauf, uma mulher de 70 anos cuja mãe, de 97 anos e ainda viva, teve de fugir ao Holocausto.
"Sinto uma obrigação em fazer algo pelos refugiados. Não é Hitler, mas para mim parece que Putin está replicando o que Hitler fez antes", disse a alemã à BBC.
Segundo um novo relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a invasão russa na Ucrânia poderá causar mais de 10 milhões de refugiados.