Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Milhares de alemães esperam para acolher refugiados na estação de Berlim

Guerra na Ucrânia já fez mais de um milhão de refugiados.

Milhares de alemães esperam para acolher refugiados na estação de Berlim
Notícias ao Minuto Brasil

09:05 - 04/03/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Refugiados

A solidariedade dos alemães para com os refugiados foi demonstrada nesta quinta-feira, quando milhares de pessoas se juntaram na estação central de Berlim para aguardar e acolher os refugiados ucranianos que estão  fugindo da guerra.

Mais de um milhão de ucranianos já fugiram do país, devido à invasão russa, e a maioria está atravessando a fronteira na Polônia, Romênia e Moldávia.

Vários países mostraram-se disponíveis para acolher refugiados ucranianos, e empresas de transporte estão oferecendo viagens a quem chega vindo da guerra.

Na noite passada, amontoaram-se voluntários na estação central de Berlim, com cartazes dizendo: "Quarto grande, uma a três pessoas, fique o tempo que quiser", ou "posso acolher duas pessoas!".

Uma dessas pessoas, com um cartaz que lia "uma mãe, duas crianças, quatro a seis semanas", era Margot Baldauf, uma mulher de 70 anos cuja mãe, de 97 anos e ainda viva, teve de fugir ao Holocausto.

"Sinto uma obrigação em fazer algo pelos refugiados. Não é Hitler, mas para mim parece que Putin está replicando o que Hitler fez antes", disse a alemã à BBC.

Segundo um novo relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a invasão russa na Ucrânia poderá causar mais de 10 milhões de refugiados.

Campo obrigatório